TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reduza a queda de pressão

Tese: Reduza a queda de pressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

A perfuração de poços horizontais sofreu considerável aumento nos últimos anos e hoje, juntamente com os poços direcionais, constitue o padrão utilizado na indústria para poços de desenvolvimento. O aumento da perfuração de poços horizontais é devido a evolução das técnicas de perfuração horizontal além do fato destes poços permitirem o aumento da recuperação total das reservas. O estudo dos testes de pressão e da perda de injetividade em poços horizontais é fundamental para compreender o comportamento de um reservatório produzindo com essa importante ferramenta da indústria petrolífera atual.

A partir da década de 1980, o uso de poços horizontais passou a ser mais freqüentena indústria petrolífera, devido ao desenvolvimento de novas técnicas de perfuração ecompletação. No Brasil, a tecnologia de poço horizontal foi utilizada pela primeira vez noano de 1990.

A utilização de poços horizontais nas estratégias de produção tem sido um importante tema de estudo na indústria de petróleo por apresentar vantagens em relação aos tradicionais poços verticais. O interesse na aplicação de poços horizontais tem sido acelerado devido ao melhoramento nas tecnologias de perfuração e completação desses poços, já que os mesmos geram aumento na eficiência e na economicidade da recuperação dos hidrocarbonetos [3]. As principais razões para se perfurar um poço horizontal são[1][2]:

Reduzir as quedas de pressão.

Reduzir possibilidade de ocorrência de cone de água ou gás, já que a queda de pressão no poço horizontal é menor que aquela que ocorre no poço vertical quando ambos estão produzindo na mesma vazão.

Propiciar maior interceptação das fraturas horizontais em reservatórios fraturados e baixas permeabilidade e porosidade.

Viabilizar a exploração de formações fechadas ou que contenham óleo pesado, por aumentar a área exposta ao fluxo. Muitas vezes a exploração desses tipos de formação era considerada inviável comercialmente devido às baixas vazões conseguidas pela técnica de perfuração vertical convencional.

Aumentar a eficiência das técnicas de recuperação secundária, já que uma maior área de drenagem pode responder melhor à injeção de vapor ou de água.

Retardar o avanço do contato óleo-água ou gás-óleo.

Aumentar a área exposta ao fluxo de hidrocarbonetos.

Viabilizar economicamente a exploração de campos offshore, onde o posicionamento das plataformas marítimas de produção é crítico devido às condições adversas do mar.

Em geral, as vazões de produção de poços horizontais são significativamente mais altas e comparados com poços verticais que passaram por algum processo de estimulação[2]. Uma estimulação pode aumentar a produção de um poço vertical, mas após um determinado tempo, a vazão declina rapidamente.

No entanto, uma das maiores desvantagens dos poços horizontais em relação aos verticais era o fato de que somente uma zona podia ser drenada por um mesmo poço horizontal, quando a técnica começou a ser implementada. A partir dos primeiros anos da década de 90, essa desvantagem começou a ser reduzida com os poços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com