TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Artigo: Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O epitélio é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou várias camadas, que limita as superfícies externas e internas do corpo e que pela forma das células se pode distinguir em epitélio pavimentoso, cilíndrico e cubico. O epitélio bucal é, tal como o próprio nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que apresentam os bordos dobrados devido ao facto de não possuírem uma parede celular rígida como as células vegetais.

Membranas mucosas são estruturas formadas por superfícies úmidas da cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio. O que reveste toda a cavidade bucal é a membrana mucosa bucal ou simplesmente, mucosa bucal. Esta mucosa apresenta características estruturais diferentes, dependendo da região considerada. Além disso, esta mucosa se adapta frente as agressões funcionais frente a modificações evolutivas como também sofre modificações reversíveis em resposta a função e ao uso. Os componentes que revestem a mucosa bucal ou os principais tecidos que a compõem: Epitélio do tipo estratificado pavimentoso (escamoso),membrana basal que delimita o epitélio do conjuntivo, lâmina própria-tecido conjuntivo sub epitelial, submucosa-quando a mucosa e separada do ossos por uma camada de tecido conjuntivo frouxo ou adiposo ou glandular, com vasos sanguíneos calibrosos e nervos,mucoperiosteo-quando se ligam diretamente ao osso.

Objetivo

Este trabalho experimental relativo á observação de células do epitélio bucal, teve como objetivos: conhecer a constituição da célula eucariótica animal,dentificar as diferentes estruturas celulares da mesma, e verificar a importância da utilização de corantes em microscopia óptica.

Material

-Microscópio

-Lamina de vidro para microscopia (30 por aula)

-Espátula abaixadora de língua

-Pinça de ponta fina(3)

-Frasco conta-gotas com azul de metileno 0.5%(3)

-Frasco conta-gotas com agua

- Becker com álcool 70%(tamanho suficiente para a lamina mergulhar em pé)

-Papel toalha

-Recipiente para descarte.

Métodos

Com um espátula abaixadora de língua raspe levemente, a parte interna da bochecha. Fazendo um esfregaço espalhando sobre uma lamina de vidro o material raspado da bochecha. Fixando o material mergulhando na lamina com o esfregaço em álcool 70% aguardando 3 minutos. Retire a lamina do álcool e deixe escorrer o excesso de liquido em um pedaço de papel toalha. Coloque a lamina sobre a bancada e pingue, sobre a região do esfregaço, uma gota de azul de metileno aguardando 3 minutos. Depois der um jato de agua destilada para tirar o excesso. Remova o excesso do azul de metileno em um Becker(descarte) e com o auxilio de um pedaço de papel toalha e retire o restante do corante, com o frasco de conta-gotas pingue uma gota de agua sobre a região do esfregaço, cobrindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com