TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Bio

Artigos Científicos: Relatorio De Bio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

possuem os componentes físicos e químicos necessários para o crescimento e a multiplicação (divisão celular); são capazes de converter energia de uma forma para outra e realizar diversos fatores metabólicos; armazenam as informações genéticas em moléculas de DNA, que apresentam capacidade de duplicação. Assim, é possível encontrar grandes semelhanças no nível celular desde as bactérias até o ser humano, o que nos ajuda a traçar a história evolutiva dos seres vivos e notar que existem fortes evidências de que todos descendem de uma célula ancestral comum, que surgiu nos primórdios da Terra primitiva. Por meio do processo evolutivo, essas células se modificaram e se especializaram, gerando a grande diversidade de seres que existem hoje em nosso planeta.

Embora os seres vivos apresentem uma grande diversidade de células, todos os tipos celulares apresentam quatro componentes fundamentais: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina. São elas:

Membrana Plasmática: é a estrutura que delimita o espaço intracelular, separando-o do meio extracelular;

Hialoplasma: é o líquido que preenche o espaço intracelular;

Ribossomos: são pequenas granulações responsáveis pela síntese de proteínas, fundamentais para sobrevivência da célula, pois executam várias funções, tais como: defesa (anticorpos) e regulação de reações químicas;

Cromatina: é um material filamentoso, constituído por um tipo de ácido nucléico denominado DNA;

Célula Procariótica: é muito simples, apresentando os quatros componentes básicos e uma membrana esquelética, também denominada parede celular, que é externa à membrana plasmática;

Célula Eucariótica: apresentam uma membrana que separa a cromatina do restante da célula, organizando e individualizando o núcleo. Essa membrana é denominada membrana celular ou envelope celular.

O Metabolismo é o conjunto de reações químicas que se processam em um organismo. As transformações energéticas processadas em um organismo indicam que estas aconteceram inicialmente dentro de cada célula, individualizada. O conjunto de reações que permitem a formação de moléculas de maior complexidade é denominado reações de síntese ou anabolismo. Quando as reações se processam na decomposição das estruturas mais complexas em novas mais simples são conhecidas como reações de degradação ou catabolismo Para facilitar a sua compreensão, vamos aos exemplos:

Catabolismo: o processo da digestão, quando as moléculas são degradadas em substâncias menores absorvíveis.

Anabolismo: a união de aminoácidos para a formação de prot

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com