TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Histamina

Monografias: Relatorio De Histamina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA MEDICINA

PROFESSOR: DR. PAULO MARQUES DA SILVA CAVALCANTI

REAÇÃO TRÍPLICE DE LEWIS OBSERVADA EM Homo sapiens sapiens ATRAVÉS DA ADMINISTRAÇÃO DE HISTAMINA

YASMIN DE CASTRO ROCHA (2013908537)

Teresina, Outubro de 2014

INTRODUÇÃO

A histamina (β-aminoetilimidazol) é uma amina biogênica encontrada em numerosos tecidos. Trata-se de um autacóide isto é, uma molécula secretada localmente para aumentar ou diminuir a atividade das células adjacentes, sendo a histamina um importante mediador dos processos inflamatórios. A molécula de histamina é pré-formada e armazenada nos mastócitos, sendo liberada através de uma estimulação. Após sua liberação dos grânulos de armazenamento, como resultado da interação do antígeno com anticorpos constituídos por imunoglobulinas E (IgE) presentes na superfície do mastócito, a histamina exerce um papel central na hipersensibilidade imediata e nas resposta alérgicas atuando em tecidos próximos, provocando efeitos fisiológicos e por vezes patológicos complexos, devido a sua atuação em receptores do tipo H1, H2, H3 e H4. Além disso, a histamina desempenha também funções significativas na regulação da secreção de ácido gástrico e na neurotransmissão. (KATZUNG, 2005; BRUNTON et al., 2010; RANG et al., 2011).

Os experimentos realizados objetivaram a demonstração dos fenômenos que ocorrem na Tríplice Reação de Lewis em Homo sapiens, mediante aplicação intradérmica de histamina.

MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente realizou-se a assepsia da região anterior do antebraço do aluno voluntário, fazendo uso de um chumaço de algodão embebido com álcool etílico. Colocou-se então uma gota de histamina sobre região escolhida do antebraço, a qual logo em seguida foi submetida a um processo de raspagem pelo próprio voluntário (escarificação). Após isso, passou-se então a observar atenciosamente a ordem e o momento do aparecimento das características dos sinais Tríplice Reação de Lewis (eritema primário, eritema secundário, edema e prurido).

RUSULTADOS

QUADRO 1.0: ANÁLISE DOS PARÂMETROS ERITEMA PRIMÁRIO, ERITEMA SECUNDÁRIO, EDEMA, DOR E PRURIDO APÓS A APLICAÇÃO DE UMA GOTA DE HISTAMINA NA PELE ESCARIFICADA, POR VIA INTRADÉRMICA, EM Homo sapiens sapiens. TERESINA, 2014.

PARÂMETRO

EXISTÊNCIA DO EFEITO

Eritema Primário Presente

Eritema Secundário Presente

Edema Presente

Dor Ausente

Prurido Presente

Fonte: Laboratório do Departamento de Bioquímica e Farmacologia da UFPI. Turma 81 de Medicina. Teresina, 2014.

TABELA 1. TEMPO PARA O APARECIMENTO DE ERITEMA PRIMÁRIO, ERITEMA SECUNDÁRIO, EDEMA, DOR E PRURIDO APÓS A APLICAÇÃO DE HISTAMINA POR VIA INTRADÉRMICA, EM Homo sapiens sapiens. TERESINA, 2014.

PARÂMETRO TEMPO PARA O APARECIMENTO (SEGUNDOS)

Eritema Primário 77

Eritema Secundário 147

Edema 325

Dor -

Prurido 95

Legenda: (-) = Não ocorreu.

Fonte: Laboratório do Departamento de Bioquímica e Farmacologia da UFPI. Turma 81 de Medicina. Teresina, 2014.

FIGURA 01: SINAIS DA TRÍPLICE REAÇÃO DE LEWIS APÓS ADMINISTRAÇÃO INTRADÉRMICA DE HISTAMINA EM Homo sapiens sapiens. TERESINA, 2014.

Fonte: Laboratório do Departamento de Bioquímica e Farmacologia da UFPI. Turma 81 de Medicina. Teresina, 2014.

DISCUSSÃO

A administração, por via intradérmica, de histamina desencadeia um fenômeno característico conhecido com “resposta tríplice de Lewis”(FIGURA 01). Esta resposta é constituída de (1) um ponto avermelhado localizado, que se estende por alguns milímetros a partir do local da injeção, que aparece dentro de poucos segundos e atinge um máximo em cerca de 1 min (TABELA 01); (2) um rubor vermelho mais intenso, ou “eritema primário”, que se estende cerca de 1 cm ou mais além da mancha vermelha original e desenvolve-se mais lentamente (TABELA 01); e (3) uma pápula (eritema secundário) que é visível dentro de 2-3 min e que ocupa a mesma área da pequena mancha vermelha original no local de injeção (TABELA 01). A mancha vermelhada resulta do efeito vasodilatador direto da histamina, o rubor é devido a estimulação induzida pela histamina de reflexos axônicos que indiretamente provocam vasodilatação; e a pápula reflete a capacidade da histamina de aumentar a permeabilidade capilar (eventos estes mediados, sobretudo pela ativação dos receptores H1, porém com participação dos receptores H2).” (BRUNTON et al., 2010). A Histamina endógena desempenha um papel modulador em uma variedade de respostas inflamatórias e imunes. Após a lesão tecidual, a histamina liberada causa vasodilatação local e extravasamento de plasma contendo mediadores da inflamação aguda e anticorpos. (KATZUNG, 2010).

A microcirculação próxima ao local que sofreu injúria tecidual apresentará mudanças tanto no calibre dos vasos, como no fluxo sanguíneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com