TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Libras

Artigos Científicos: Relatorio De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  1.880 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇAO

A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras, é a língua materna dos surdos brasileiros, e sua comunicação é feita através de sinais que representam letras, números, palavras, ou textos. Estes sinais são executados por meio do movimento das mãos em um determinado local e de uma determinada forma, os quais chamaram de parâmetros.

O desenvolvimento da linguagem libras é importante para todos nós pois dessa forma poderemos nos comunicar com pessoas surdas e também aprender muito com elas, a fala não é o único recurso para a expressão do pensamento, embora a língua de sinais pode ser gesto visual, aconteça em vias diferentes não impede que o surdo adquira conhecimentos, desenvolva habilidades e construa sua autonomia.

Segundo Finau (apud QUADROS, 2007, p.218 e 219) A linguagem é um dos principais meios pelos quais o homem adquire conhecimento de mundo, fator que tem participação definitiva na organização da própria linguagem. Por isso, hoje, os estudos de aquisição de linguagem por pessoas surdas realçam a ideia de que toda criança surda deveria crescer em um ambiente bilíngüe.Tal concepção sugere o uso tanto da língua de sinais quanto da oral (em sua modalidade escrita e quando possível em sua modalidade falada), pois os estudos indicam que, deste modo, as crianças conseguiriam desenvolver melhor suas capacidades cognitivas, linguísticas e sociais.

É no Bilingüismo que a possibilidade de uma educação pautada nos interesses do Surdo desponta-se promissora. Após tentativas de educar o Surdo a partir de metodologias baseadas na oralização, nas quais o fracasso era inevitável, o Bilingüismo é sem dúvida o caminho mais curto para o aprendizado do individuo surdo visto que valoriza suas habilidades.

Libras é o instrumento fundamental para o desenvolvimento do deficiente auditivo na sociedade. É necessário conhecer a cultura e a história do portador de deficiência auditiva, precisa-se compreender a importância da comunicação e interlocução na língua de sinais, porque é através dessa língua que o indivíduo com tal deficiência pode ter um desenvolvimento cognitivo e linguístico.

2- OBJETIVOS:

• Conhecer a origem da língua em Libras.

• Compreender e produzir sinais.

• Adquirir conhecimento sobre a cultura surda.

3- Desenvolvimento

A I Mostra Cultural Bilíngue Da Comunidade Surda de Porto Velho coma participação da faculdade uniron reuniu alunos de varias escolas para prestigiar o evento, com varias apresentações, com exposições de maquetes, apresentação de danças, teatro, pintura facial, brincadeiras, jogos, piadas em libras, concurso da garota e garoto surdo, comidas típicas entre outras apresentações realizadas no clube da OAB.

Uma das maiores conquistas dos surdos é sua entrada na universidade. Esse número cresce a cada ano, segundo dados do Ministério da Educação, em 2003, apenas 665 surdos frequentavam a universidade. Em 2005, esse número aumentou para 2.428, entre instituições públicas e privadas (BISOL et al apud Brasil, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com