TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Manipulação

Trabalho Universitário: Relatório Estágio Manipulação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 3

Durante o estágio foram realizadas várias atividades e técnicas de manipulação para produzir medicametos, cosméticos entre outros.

A primeira semana de estágio foi de conhecimento e explicação sobre a função de um farmacêutico na manipulação, de como era desde a chegada da receita e/ou paciente até a dispensação do medicamento, quantas pessoas estavam envolvidas nesse processo em que o profissional farmacêutico é o responsável.

A Drª Ilka Regina, Engenheira Química e graduanda do Curso de Farmácia nos passou um mini-curso de uma semana e logo após nos orientou que seria dividido o nosso tempo de estágio, e que começaríamos primeiro na manipulação de medicamentos e depois em cosméticos.

Depois de ter passado por todo o treinamento de teoria, conhecemos todo o interior do laboratório e apresentação dos técnicos, vendedoras e demais funcionários que ali trabalhavam.

Ao longo das semanas passamos por todas as áreas abaixo descritas, sempre sendo acompanhada de algum funcionário que nos orientasse, além de termos sempre a presença de uma das farmacêuticas, sempre disponíveis a sanar nossas dúvidas.

Conferências: Nessa parte tem um técnico responsável pela conferência de todas as receitas, antes e depois de manipulado, no qual ele revê a prescrição do médico, se a dosagem prescrita confere com as normas do LIVRO, além disso, é feito todos os cálculos para a pesagem e manipulação correta e em seguida passado para o manipulador.

Pesagem: Apresenta-se dois Técnicos para essa função, em sala apropriada com balanças de precisão é pesado todas as substâncias em doses corretas e passado para o manipulador.

Manipulação: São feitas as manipulações em cápsulas, no qual é analisado pela dosagem, tamanho da cápsula e cores disponíveis, no qual diferencia os medicamentos. São feitos manipulações em saches, para pessoas com dificuldade em deglutição. São preparados também, manipulação de gomas, sendo mais uma sugestão de forma de medicamento e biscoito caninos usando medicamentos na formula, e adicionado a cachorros.

Na produção de medicamentos com a utilização de pós e com o envolvimento das cápsulas primeiro era pesado á matéria prima na balança de precisão e em seguida transferida para um copo graduado e assim sendo homegenizado e o seu preenchimento era manualmente, assim designando a numeração da cápsula que era colocada em uma encapsuladora sendo em seguida compactada dentro da mesma com ajuda de uma espátula e um compactador.

Em seguida as cápsulas eram retiradas sendo colocada dentro de uma embalagem e rotulada com as descrições do paciente, a fórmula o CRM do médico e a data de validade e o nome da farmácia que caberia a quantidade da mesma e em seguida era feita o controle de qualidade assim sendo despachado para o cliente.

Os líquidos eram feitos em laboratótio separado, chegava a receita descrevia o nome das fórmulas que eram separadas em escalas centesimais.

As lavagens dos recipientes eram realizadas em local diferentes sendo, os frascos de vidro em água corrente e depois colocado na estufa e quando era utilizado lavava com álcool a 70% e colocado para secar e os de plástico eram lavados em água corrente e depois colocados em recipiente contendo álcool a 70% e colocados para secar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com