TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre A Qualidade De Vida

Artigos Científicos: Resenha Sobre A Qualidade De Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Ao longo dos tempos, vem se observando um grande debate acerca da qualidade de vida no trabalho constituindo foco de grandes preocupações desde o início da humanidade, visando favorecer um melhor nível de satisfação no que se refere ao bem-estar ao trabalhador no desempenho de suas funções.

Vale ressaltar, desse modo, que ao emergir as civilizações iniciais os debates sobre o modo de desenvolvimento de suas habilidades e competências fundamentado em estudos sobre metodologias direcionadas ao bem-estar do trabalhador.

Com isso, a qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente interativo, com a finalidade de compreender as necessidades funcionais de cada um; sendo assim, preocupa-se o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional, visando a alta competitividade das organizações nos dias atuais que buscam cada dia mais a qualidade.

Ressalta-se, entretanto, para que haja a efetivação da qualidade de vida no trabalho, deve-se pautar o desempenho das funções nos sentimentos, expectativas e anseios funcionais, sendo que num ambiente caracterizado pela realização de seus membros sempre obter-se-á um melhor desenvolvimento e crescimento organizacional.

Neste sentido, no intuito de possibilitar o desenvolvimento de um perfil humano condizente com os padrões do paradigma imergente consiste em construir os alicerces para uma organização inteligente e inovadora através do respeito ao trabalhador, contribuindo significativamente para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável.

Verifica-se que, a busca por qualidade de vida no trabalho e a implementação de ações visando melhorias para as pessoas, não pode ser considerada como um custos nas planilhas das organizações, uma vez que os custos com afastamentos e ações trabalhistas são maiores do que uma medida preventiva.

Conceitualmente, entende-se, pois, qualidade de vida no trabalho como o conjunto de ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho; ocorrendo a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo.

É neste contexto que, entende-se a qualidade de vida no trabalho como um assunto estratégico nas empresas, onde as pessoas estão cada vez mais exigentes com as condições de trabalho; ou seja, para a obtenção de uma vida mais satisfatória, necessário se faz a busca de fatores que possam proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social.

Diante disso, observa-se ainda uma certa relatividade quanto a concepção de qualidade de vida no trabalho, envolvendo diferentes aspectos como salário, ambiente, relacionamento interpessoal, entre outros, sendo assim, as fontes de qualidade podem ser distintas variando de acordo com o individuo.

Logo, verifica-se que, o novo desafio que marcará o século XXI corresponde a inventar e difundir uma nova organização, capaz de elevar a qualidade de vida e do trabalho, fazendo alavanca sobre a força silenciosa do desejo de felicidade.

REFERÊNCIAS

CAVASSANI, Amarildo Pereira; CAVASSANI, Edilene Barbieri; BIAZIAN, Celestina Crocetta. Qualidade de vida no trabalho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com