TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Vida de David Gale

Por:   •  14/9/2016  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  2.113 Visualizações

Página 1 de 5

A VIDA DE DAVID GALE

PARKER, ALAN. The Life of David Gale\ A vida de David Gale. [Filme-vídeo]. Produção de Charles Randolph, direção de Alan Paker. EUA/ Reino Unido/ Alemanha, Universal Pictures, 2003. 130 MINUTOS.

Sinopse

David Gale é um professor de filosofia, que se tornou Diretor da Universidade de Filosofia, no Texas e também um militante do movimento que luta contra a pena de morte para aqueles que cometeram algum crime. Durante o filme, David Gale encara problemas no casamento que ele mesmo provocou, dando sequência até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate.

História

O Filme “A Vida de David Gale” do diretor Alan Parker conta a história dos militantes David Gale e Constance e da jornalista Bitsey Bloom.

O longa-metragem tem incio com a corrida desesperada da jornalista Bitsey Bloom em uma longa estrada logo após o carro em que ela estava superaquecer, a cena é cortada para uma agência de reportagem, onde uma funcionária encontra-se assistindo televisão, a atenção está voltada para transmissão onde o repórter dá a seguintes noticia: “O Tribunal Superior negou a suspensão da execução do ex-professor de Filosofia David Gale, marcada para sexta-feira. Gale solicitou a revisão de sua condenação em 1994 pelo estupro e assassinato de sua colega na Universidade de Austin, Constance Harroway.', que nos leva a crer que trata-se de um crime cometido por uma alguém e que está aguardando a sentença por um crime praticado contra a vida de uma pessoa.

O filme em si tem início após o aceite da jornalista Bitsey Bloom em entrevistar Gale por 3 (três) dias, uma vez que o próprio Gale jamais havia falado com a imprensa durante os anos em que esteve preso na penitenciária de Huntsville, mas seu advogado havia oferecido uma entrevista exclusiva a uma única repórter, ou seja, para jornalista Bitsey Bloom, que segundo os diretores da redação, Bloom já havia sido presa por se negar a prestar informações a respeito da investigação contra pornografia.

Com base no filme, e em flashs mostrando o que aconteceu antes do crime, David Gale e Constance são dois excelentes professores da Universidade de Filosofia, no Texas e também militantes da ONG Death Watch, que luta contra a pena de morte para aqueles que cometeram algum crime hediondo punível no estado Americano com a pena de morte.

Gale era fascinado pelo conhecimento e pelas teorias filosóficas, além de ser um indivíduo extremamente crítico, que se posicionava contra diversas questões, sem se preocupar com o reflexo das suas opiniões na sua vida.

Gale também era um pai responsável e constantemente vivia somente na companhia de seu filho, uma vez que sua esposa passava parte do ano em viagens pela Espanha, por ser filha do ex-embaixador Espanhol.

No filme, podemos notar que o problema apresentado por Gale é o “direito a vida”, pois, independente do que tenha acontecido, cada criminoso merece a oportunidade de apresentar sua defesa e que o Estado deve buscar outras alternativas como punição e não a aplicação da pena de morte para os delituosos, vez que para ele, a punição como a morte aplicada aos criminosos não traria uma certa redução na taxa de criminalidade. Gale critica, também o valor a ser gasto pelo Estado ao punir os réus com a pena de morte.

Gale, acreditava que algumas execuções não tinham sentido, vez que após morto o acusado não poderia apresentar sua defesa, sendo que a pena de morte levaria a execução de pessoas inocentes abrindo margens à falhas no sistema, na qual nunca poderiam ser revisadas, pois, tratava-se de extermínio de “vidas”, com isso mostraria a ineficiência do sistema judiciário do Texas.

O texto foi elaborado visando abrir o espaço para debates, discussões, defesa e contraditórios, princípios assegurados pela Carta Magna do nosso país, no mais, o filme é bem interessante, pois aborda aspectos políticos, éticos, culturais e religioso, que nos deixam atentos do início ao fim.

Ambientação

O roteiro dirigido por Allan Parker, começa com a corrida contra o tempo da jornalista Bitsey Bloom na cidade de Huntsville, logo em seguida o foco passa para a redação em Nova York, após a confirmação do contrato a cena é passada ao longo da estrada de Huntsvill.

No incio dos flashs contado por David Gale, à cenas na University of Texas -Austin, Texas/ EUA , logo teremos cenas nos locais : Cain & Abel's

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com