TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução Cabides Problema Zero

Por:   •  27/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

Resolução Cabides Problema Zero:

Cabides:

-Endemia: É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Ex: Febre Amarela na Amazônia.

-Epidemia: É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).  Ex: Gripe Aviária.

-Pandemia: É uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. Exemplos de Pandemias AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.

-Surto Epidêmico: Dois ou mais casos de uma determinada doença ocorrem em locais circunscritos, como instituições, escolas, domicílios, edifícios, cozinhas coletivas, bairros ou comunidades, aliados à hipótese de que tiveram, como relação entre eles, a mesma fonte de infecção ou de contaminação ou o mesmo fator de risco, o mesmo quadro clínico e ocorrência simultânea, como exemplo, a infecção alimentar em uma creche.

-Doença de Notificação Compulsória: Consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria, que deve ser feita às autoridades sanitárias.

-Prevalência x Incidência: Ambas são medidas de freqüência de ocorrência de doença. Prevalência mede quantas pessoas estão doentes, incidência mede quantas pessoas tornaram-se doentes. Ambos os conceitos envolvem espaço e tempo – quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.

Problema 1:

Objetivos de aprendizagem:

  • Caracterizar a influência do meio social na decisão de se tornar médico;
  • Definir e diferenciar: ética, bioética e moral;
  • Definir: ética médica;
  • Analisar a influência de Hipócrates, Asclépio e Avicena;
  • Definir e descrever: Método científico;
  • Caracterizar a pesquisa baseada em evidência.

Solução Problema 1:

  • Artigo sobre se tornar médico:

Por que quero ser médico?

Gabriela Piovezani Ramos, Gustavo Yuzo Gapski Yamamoto, Ana Laura Ribas Braga Bettega Pinheiro, Ana Paula Marques, Guilherme Piovezani Ramos, João Carlos Simões

Resumo

OBJETIVO: A Medicina é atualmente um dos cursos mais almejados pelos estudantes. Contudo, o motivo que cativa tantos jovens a escolherem a profissão médica ainda é questionado na literatura. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar os motivos e fatores que influenciam os acadêmicos de Medicina a optarem pela profissão médica.

MÉTODOS: Foi aplicado um questionário autoinforme aos alunos do primeiro, segundo, terceiro, quarto, sétimo, oitavo, nono e décimo períodos da Faculdade Evangélica do Paraná. O questionário também foi aplicado aos estudantes do sexto período de Medicina da Universidade Federal do Paraná. O questionário aplicado constituía-se de cinco questões que abordavam o tempo de cursinho preparatório para ingressar na faculdade, quando foi tomada a decisão de cursar Medicina, por que a escolha deste curso, quem ou o que influenciou e qual a especialidade médica pretende-se seguir.

RESULTADOS: Participaram da entrevista 351 estudantes, de 490 matriculados nos períodos selecionados, sendo 181 do sexo masculino e 170 do feminino. A maioria (57,2%) afirmou ter vocação para prática médica; seguido pelo fator “altruísmo“ com 20.2% dos entrevistados, sendo destes 39 mulheres e 32 homens; 7,4% disseram ter sido motivados por questões financeiras, sendo 24 homens e 2 mulheres; 11,1%  não souberam dizer por que escolheram o curso; as opções “Status” e “Outras” foram escolhidas por, respectivamente, 2,5% e 1,4% dos acadêmicos. A decisão foi tomada principalmente durante a adolescência (47,9%). Já as influências relacionaram-se mais com os pais (33,04%) e parentes (8,54%), apesar de a maior parte dizer ter decidido por conta própria (48,7%). A maior parte dos estudantes não soube indicar a especialidade que pretende seguir (29,3%). Dentre as especialidades indicadas prevaleceram as especialidades cirúrgicas (28,8%), seguida por clínica médica (22,5%). Apenas 1,1% dos entrevistados relataram seguir especialidades relacionadas à Saúde Coletiva.

CONCLUSÃO: As indicações deste estudo permitiram identificar importantes determinantes para a definição profissional dos jovens doutores. Apesar das mudanças proporcionadas pelo capitalismo global à prática médica, a vocação e o fator altruísta ainda são os principais motivadores dos jovens a escolherem a profissão.

  • Definir e diferenciar:

Ética Médica: Princípios de conduta profissional própria relativos aos direitos e deveres do médico, relações com os pacientes e médicos da mesma categoria, assim como ações do médico no cuidado ao paciente e as relações interpessoais com a família do paciente.

Ética: parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Bioética: estudo dos problemas e implicações morais despertados pelas pesquisas científicas em biologia e medicina [A bioética abrange questões como a utilização de seres vivos em experimentos, a legitimidade moral do aborto ou da eutanásia, as implicações profundas da pesquisa e da prática no campo da genética etc.].

• Moral: O temperamento ou espirito predominante de um indivíduo ou grupo, em relação às tarefas ou funções que lhe são previstas.

*Ética é o conjunto de valores morais e conhecimentos racionais, a respeito do comportamento humano, princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Já a Moral, estabelece regras, e cada pessoa tem o dever de assumi-las para viver bem consigo mesmo e com os outros. O próprio nome distingue as duas, Ética vem do grego “ethos”, que significa modo de ser, e Moral vem do latim “mores”, significando costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com