TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre o "tecido nervoso"

Ensaio: Respostas a perguntas sobre o "tecido nervoso". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Ensaio  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

TECIDO NERVOSO

1- Qual a constituição e função do tecido nervoso?

O sistema nervo é composto por uma rede intercomunicante de células especializadas chamadas de neurônios, que constituem a maior parte dos receptores sensoriais das vias de condução e dos sítios de integração e análise. A sua função é receber estímulos interno e externo, que são então analisados e integrados para produzir respostas apropriadas e coordenadas dos vários órgãos efetores.

2- Descreva a morfologia e a classificação dos neurônios.

Apesar da grande variação de tamanho e forma nas diferentes partes do sistema nervoso, todos os neurônios tema a mesma estrutura básica. É constituído por um grande corpo celular contendo núcleo, cercado pelo citoplasma, conhecido como pericário. Prolongamentos de dois tipos se estendem a partir do corpo celular, a saber, um único axônio e um ou mais dendritos. São classificados em quatro tipos: neurônio multipolar, neurônio bipolar, neurônio pseudo-unipolar e neurônio unipolar.

3- Descreva o processo de comunicação sináptica.

As sinapses são locais onde os impulsos nervosos são transmitidos de uma célula pré-sináptica (o neurônio) para uma célula pós-sináptica (outro neurônio, uma célula muscular ou glandular). Assim os sinapses permitem que os neurônios se comuniquem uns com os outros e células efetoras. A transmissão do impulso na sinapse pode ocorrer elétrica ou quimicamente.

4- Descreva as células da glia ou neuroglia.

São vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e coma fagocitose.

5- Descreva o sistema nervoso central, substância branca e substância cinzenta.

É formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Os encéfalos localizam-se dentro da caixa craniana e é constituído por três órgãos: cérebro, cerebelo e bulbo. A medula espinhal situa-se dentro da coluna vertebral, ou seja, no canal medular. Todos esses órgãos são formados por uma substância cinzenta e uma substância branca. A substância cinzenta produz ou recebe os estímulos nervosos, enquanto a substância branca é responsável pela transmissão dos estímulos nervosos do sistema nervoso para os órgãos e vice-versa.

6- O que são meninges? Quais as principais caraterísticas e função?

São as três membranas do tecido conjuntivo que reveste o encéfalo e a medula espinhal, tendo como objetivo protegê-los. Estas três camadas de fora para dentro são? Dura-máter, aracnoide e pia-máter.

7- Descreva o sistema nervoso periférico: Nervos, gânglios e terminações nervosas.

Nervos:

No Sistema Nervoso Periférico, as fibras nervosas agrupam-se em feixes, dando origem aos nervos. Devido à cor da mielina, os nervos são esbranquiçados, exceto os raros nervos finos formados por fibras amielínicas. Os nervos fazem a união do SNC com os órgãos periféricos. Se a união se faz no encéfalo, os nervos são chamados de cranianos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com