TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Nervoso

Dissertações: Tecido Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 10

TECIDO NERVOSO

1)Origem Embrionária

O sistema nervoso se origina da ectoderme embrionária e localiza-se na parte dorsal.

2)Funções do Sistema Nervoso

Detectar, analisar, utilizar e transmitir informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por luz, calor, energia mecânica, e modificações químicas do ambiente externo e interno.

Organizar e coordenar direta ou indiretamente o funcionamento de quase todas as funções do organismo, como as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas, através da condução de estímulos nervosos ou da secreção de substâncias (neurotransmissores e hormônios). Desta forma o sistema nervoso estabiliza as condições intrínsecas do organismo, como a pressão sanguínea, a tensão de O2e CO2 , teor de glicose, de hormônios e pH do sangue. Também participa dos padrões de comportamento relacionados com a alimentação, reprodução, defesa e interação com outros seres vivos.

3) Organização do sistema nervoso - Anatômica e Funcional

Anatomicamente o sistema nervoso é dividido em:

Sistema Nervoso Central(SNC) - é formado pelo encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinhal.

Sistema Nervoso Periférico(SNP) - é formado pelos nervos e pelos gânglios.

Funcionalmente apresenta a seguinte função:

Componente Sensitivo (aferente): Recebe (receptor) e transmite impulsos → Sistema Nervoso Central (Somestesia Geral e Especial)

Especial (gustação, audição e equilíbrio, visão)

Componente Motor (eferente):

Sistema Nervoso → impulso para os órgãos

1. Somático Geral

impulsos nervosos → músculo esquelético (neurônio motor somático)

2. Autônomo (Simpático e Parassimpático):

Impulsos nervosos → m. cardíaco, glândulas, m. viscerais (neurônio motor visceral, pré e pós- ganglionar)

4) Elementos do tecido nervoso

a) Neurônios – Morfologia, função e classificação

São células excitáveis: possuem a capacidade de responder à alterações do meio em que se encontram (estímulos) com modificações da diferença de potencial elétrico entre as superfícies externa e interna da membrana plasmática.

são células nervosas de morfologia complexa, porém a maioria apresentam três componentes, que são:

Corpo celular ou pericário - é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma. É o centro trófico da célula e possui função receptora e integradora de estímulos, recebendo estímulos excitatórios ou inibitórios gerados por outras células nervosas; O corpo celular apresenta-se rico em retículo endoplasmático rugoso e polirribossomos livres, que ao microscópio óptico apresentam-se como manchas basófilas, denominados corpúsculos de Nissl, também apresenta aparelho de Golgi.As mitocôndrias estão presentes no pericário, mas estão em maior quantidade no terminal axônico;Os neurofilamentos e os microtúbulos estão distribuídos no pericário e nos terminais axônicos. Em determinados locais do pericário podem ser encontrados grânulos de melanina, que não possuem função definida e grânulos de lipofuscina, que são pigmentos pardos que se acumulam no decorrer da idade e consiste em material parcialmente digerido pelos lisossomos.

Dendritos - são especialização do pericário que aumentam a superfície celular e recebem impulsos trazidos por numerosos axônios de outros neurônios;Estima-se que até 200.000 terminações de axônios estabeleçam contato com uma única célula de Purkinje. Ao contrário dos axônios (fibras nervosas) que mantém o diâmetro constante ao longo de seu comprimento, os dendritos tornam-se mais finos à medida que se ramificam. Os dendritos na sua maioria apresentam na sua porção terminal pequenas projeções (1 a 3µm por 1µm) chamadas de espinhas ou gêmulas. Estas desempenham importantes funções, como: ser o primeiro local de processamento dos impulsos nervosos que chegam aos neurônios e participar da plasticidade dos neurônios relacionada com a adaptação, memória e aprendizado, mesmo em adultos.

Axônio - são prolongamentos do pericário responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Cada neurônio possui um único axônio e eles podem variar bastante de comprimento chegando a 1m nas células nervosas motoras da medula espinhal que inervam os músculos dos pés.Cada axônio nasce de uma estrutura piramidal do corpo celular, chamada de cone de implantação. Nos neurônios cujos axônios são mielinizados, a parte de axônio entre o cone de implantação e o início da bainha de mielina , é denominada de segmento inicial.O segmento inicial recebe muitos estímulos, tanto excitatórios como inibitórios, cujo resultado origina um potencial de ação, onde sua propagação constitui o impulso nervoso.

O citoplasma do axônio é denominado de axoplasma.Sua membrana não costuma apresentar muitas ramificações; as mais comuns são as em ângulo reto denominadas de ramificações colaterais, que são mais frequentes no SNC.A porção terminal do axônio é em geral muito ramificada e recebe o nome de telodendro.

Existe um movimento muito ativo de moléculas e organelas ao longo dos axônios. O movimento que parte do pericário para os terminais axônicos é denominado de fluxo anterógrado e o movimento em sentido contrário é denominado de fluxo retrógrado.

De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados em:

Neurônios bipolares: são possuidores de um dendrito e um axônio;

Neurônios multipolares: são aqueles que apresentam mais de dois prolongamentos celulares;

Neurônios pseudo-unipolares: são os que apresentam próximo ao corpo celular um prolongamento único que divide-se em dois, um dirigindo-se para a periferia e o outro para o SNC.

Os neurônios podem ser classificados segundo sua função em:

Neurônios motores: controlam os órgãos efetores, como as glândulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com