TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Nervoso

Trabalho Universitário: Tecido Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 5

O tecido nervoso é um dos quatro tios básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo. É formado por células, os neurônios e as células glia ou neuroglia. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas micróglias. Todas estas células agrupam-se, formando o Sistema Nervoso, que é dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (gânglios nervosos e nervos).

●Neurônios: Responsáveis pela recepção, transmissão, e processamento de estímulos, Influenciam as atividades do organismo por meio da liberação de neurotransmissores e outras moléculas informacionais.

Formados por:

Dendritos: prolongamentos numerosos, especializados na função de receber estímulos.

Corpo Celular ou pericárdio: centro trófico da célula, também capaz de receber estímulos.

Axônio: prolongamento único, especializado na condução de impulsos.

Classificação quanto à morfologia:

Multipolares: mais de dois prolongamentos celulares; grande maioria.Bipolares: um dendrito e um axônio; Encontrados nos gânglios coclear e vestibular, retina e mucosa olfatória.

Pseudo-unipolares: apresentam, próximo ao corpo celular umprolongamento único que logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o SNC. Início da vida embrionária: neurônios bipolares, Aproximação e fusão do prolongamento próximo ao pericárdio, Gânglios espinhais (gângliossensoriais situados nas raízes dorsais dos nervos espinhais) e nervos cranianos.

Classificação quanto à função:

Motores: órgãos efetores (glândulas, fibras musculares)

Sensoriais: recebem os estímulos sensoriais, tanto do meio ambiente quanto do organismo.

Interneurônios: conexões com outros neurônios

●Corpo Celular: Parte que contém o núcleo e o citoplasma envolvente

Centro trófico, e também receptor e integrador de estímulos, Exibe alta atividade sintética, Rico em RER.

●Dendritos: Aumentam consideravelmente a superfície celular, Tornam-se mais finos à medida que se ramificam, como galhos de uma árvore.

Espinhas ou gêmulas: pequenas projeções dos dendritosnas quais a maioria dos impulsos chega.Participam da plasticidade relacionada com a adaptação, memória e aprendizado.

●Axônios: Nasce de uma estrutura piramidal do pericárdio, o cone de implantação, Segmento inicial: parte do axônio entre o cone de implantação e o início da bainha de mielina, Região que recebe muitos estímulos, que podem gerar ou não impulso nervoso, Diâmetro constante e não se ramificam abundantemente, Ramificações colaterais: ramificações dos axônios em ângulo reto, Axoplasma pobre em organelas, Axônio é mantido pela atividade sintética do pericárdio, Telodendro: porção final do axônio, que é muito ramificada,Movimento ativo de moléculas e organelas, devido aosmicrotúbulos e proteínas motoras (ATPases).Fluxo anterógrado: de moléculas proteicas sintetizadas no pericárdio, sendo a proteína motora responsável a cinesina,Fluxo retrógrado: moléculas para serem reutilizadas, sendo a proteína motora responsável a dineína.

●sinapse nervosa e os potenciais de membrana: Locais de contato entre neurônios e células efetoras, Responsável pela transmissão unidirecional dos impulsos nervosos.

Função: transformar um sinal elétrico (impulso) em sinal químico na célula pós-sináptica.

Componentes:

Terminal pré-sináptico: traz o sinal

Fenda pós-sináptica: espaço entre os dois terminais;

Terminal pós-sináptico: local onde se gera o novo impulso

●Células da Glia: Não se destacam bem em HE, aparecendo apenas seus núcleos, de dimensões menores que o dos neurônios. Para a sua visualização, utilizam-se impregnação por prata ou ouro.

Tecido Nervoso: quantidade mínima de material extracelular, e essas células fornecem um microambiente adequado para os neurônios. Oligodendrócitos e Células de Schwann: Produzem as bainhas de mielina.

Oligodendrócitos:emitem prolongamentos que se enrolam em volta dos axônios de neurônios do SNC.

Células de Schwann: se localiza em volta dos axônios do SNP, formando a mielina de só um neurônio.

●Micróglia: Células pequenas e alongadas com prolongamentos curtos e irregulares; Podem ser identificadas em HE, por seu núcleo escuro e alongado, ao contrario da forma esférica dos núcleos de outras células da glia. Fazem parte do sistema mononuclear fagocitário, Participam da inflamação e reparação do SNC.

●Astrócitos: Forma estrelada com múltiplos processos irradiando do corpo celular Ligam os neurônios aos vasos sanguíneos e à pia-máter, camada de tecido conjuntivo que reveste o SNC.

Tipos: Astrócitos Fibrosos: emitem prolongamentos menos numerosos e mais longos; localizam-se na substância branca.

Astrócitos Protoplasmáticos: emitem prolongamentos mais curtos e muito ramificados; localizam-se na substância cinzenta.

●Células Ependimárias: Células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com