TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Nervoso

Trabalho Universitário: Tecido Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

Tecido Nervoso

O tecido nervoso compreende basicamente dois tipos celulares: os neurônios e as células gliais ou neuroglia. O neurônio é sua unidade fundamental, com a função básica de receber, processar e enviar informações. A neuroglia compreende células que ocupam os espaços entre os neurônios, com funções de sustentação, revestimento ou isolamento, modulação da atividade neuronal e defesa.

1.0 – Neurônios

São células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A membrana celular separa dois ambientes que apresentam composições iônicas próprias: o meio intracelular (citoplasma), onde predominam íons orgânicos com cargas negativas e potássio (K+); e o meio extracelular, onde predominam sódio (Na+) e cloro (Cl-). As cargas elétricas dentro e fora da célula são reesposáveis pelo estabelecimento de um potencial elétrico de membrana. Na maioria dos neurônios, o potencial de membrana em repouso está em torno de -60 a -70mV, com excesso de cargas negativas dentro da célula.

A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônio.

1.1 – Corpo Celular

Contém núcleo e citoplasma com as organelas citoplasmáticas usualmente encontradas em outras células. O núcleo é geralmente vesiculoso com um ou mais nucléolos evidentes.

O citoplasma do corpo celular recebe o nome de pericário. No pericárdio, salienta-se a riqueza de ribosomas, retículo endoplasmático granular e agranular e aparelho de Golgi, ou seja, as organelas envolvidas em síntese. Mitocôndrias, abundantes e geralmente pequenas, estão distribuídas por todo o pericário.

O corpo celular é o cento metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais.

A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis, conforme o tipo de neurônio.

O corpo celular é, como os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.

1.2 – Dendritos

Geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de uma árvore, em ângulo, originando dendritos de menor diâmetro. Podem apesar dos mesmos constituintes citoplasmáticos do pericário.

Os dendritos são especializados em receber estímulos, traduzindo-os em alterações do potencial de membrana. Tais alterações envolvem entrada ou saída de determinados íons e podem expressar-se por pequena despolarização ou hiperpolarização. A despolarização significa redução da carga negativa do lado citoplasmático da membrana. A hiperpolarização significa aumento da carga negativa do lado de dentro da célula ou aumento da positiva do lado de fora.

1.3 – Axônio

Axônio é um prolongamento longo e fino que se origina do corpo de um dendrito principal. O axônio apresenta comprimento muito variável, dependendo do tipo de neurônio. É cilíndrico e, quando se ramifica, o faz em ângulo obtuso, originando colaterais de mesmo diâmetro do inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com