TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Nervoso

Casos: Tecido Nervoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

TECIDO NERVOSO

É uma rede de comunicação responsável pela integração e coordenações de funções (sistema nervoso e endócrino).

Sistema Nervoso Central: encéfalo e medula espinal;

Sistema Nervoso Periférico: nervos e gânglios.

É composto pelos neurônios e glia, ou neuroglia.

Tipos de Neurônio

Bipolar: duas extensões com dendritos provenientes do mesmo ponto do soma;

Multipolar: muitas extensões somáticas com dendritos provenientes de vários pontos;

Pseudo-unipolar: é como se o soma saisse "do meio" do dendrito, tendo apenas uma extensão lateral que depois dá origem a outras extensões com dendritos.

Neurônio Sensorial (Aferente): responsável por levar a informação dos sentidos ao SNC;

Neurônio Motor (Eferente): responsável por levar a informação do SNC aos membros (para movimentação, por exemplo);

Interneurônio: processa a informação trazida ao SNC se conectando à um neurônio aferente e à outro eferente, formando um caminho neural.

Estrutura do Neurônio

Corpo Celular ou Pericário - aonde se encontram o aparelho de Golgi e o núcleo, que é esferico e pouco corado, portanto é o centro trófico da célula. É responsável pela recepção e integração de estímulos. Contem microtúbulos, neurofilamentos e poucas mitocôndrias, além da presença dos Corpúsculos de Nissl (agregados de cisternas paralelas nos Retículo Endoplasmático Rugoso e polirribossomos livres);

Dendritos - causam o aumento da superfície celular e também participam da plasticidade e contém espinhas ou gêmulas (receptores de estímulos);

Axônios - cada neurônio tem apenas um axônio de diâmetro constante e com poucas ramificações, contendo poucas organelas e ligado ao soma por um cone de implantação e contendo um segmento inicial e estando envolto pelas células de Schwann que, superpondo-se com camadas de oligodendrócitos, originam a bainha de mielina. A bainha de mielina não envolve toda a extensão do axônio, e seus espaçamentos são denominados de nódulos de Ranvier, por onde passam impulsos nervosos que "saltam" as bainhas de mielina, tendo que percorrer menos espaço e provocando mais agilidade na transmissão dos impulsos. A porção final do axônio é chamada de Telodendro. Dois tipos de fluxo de moléculas são observados nos axônios: anterógrado (do corpo celular para o axônio, pela ação da proteína Cinesina) e retrógrado (do axônio para o corpo celular, pela ação da proteína Dineína).

Potencial de Membrana

Potencial de Repouso da membrana é quando o sódio (Na+) é bombeado para fora e o potássio (K+) é mantido no interior (-65mV). Já o Potencial de Ação ocorre quando há uma rápida alteração no potencial da membrana e esta alteração ocorre devido à abertura de canais de Na+, gerando um influxo (trazendo para dentro este íon), neste momento o potencial passa a ser de +40mV até ocorrer o fechamento dos canais de Na+ e uma abertura de canais de K+, ocasionando a saída destes e o retornou ao Potencial de Repouso com a ação das Bombas de Sódio e Potássio.

Comunicação Sináptica

É o contato entre os neurônios ou entre um neurônio e uma célula, aonde ocorre a transmissão do impulso nervoso (sempre unidirecional), transformando potencial elétrico (pré-sináptico) em potencial químico (pós-sináptico).

célula pré-sináptica -> fenda sináptica <- membrana pós-sináptica

Tipos de Sinapse: axodendrítica (entre um axônio e um dendrito), axossomática (entre um axônio e um soma), axoaxônica (entre dois axônios). Excitatórias (despolarização) ou Inibitórias (hiperpolarização).

Os neurotransmissores são sintetizados no corpo celular ou no terminal axônico pré-sináptico, e a sua liberação depende do influxo de Ca+ (exocitose das vesículas) e após ocorre a recaptação dos íons.

Células da Glia

São coradas com impregnação por prata ou ouro, muito numerosas e pequenas (metade do volume do tecido).

a) Oligodendrócitos: formação e manutenção das bainhas de mielina no SNC;

b) Células de Schwann: produz a mielina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com