TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Nervoso

Casos: Tecido Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Tecido Nervoso

Esta distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicação, que constitui o sistema nervoso, que é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

O tecido nervoso é formado por dois componentes os neurônios e as neuroglias .

Neurônios

São responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos, são formados pelo corpo celular ou pericário, dendritos, e axônio.

Dendritos

São prolongamentos ramificados que recebem estímulos e conduzem impulsos na direção do corpo celular.

Corpo Celular ou Pericário

Contem o núcleo e organelas especializadas em microtúbulos, também é capaz de receber estímulos.

Axônio

É um prolongamento único especializado na condução e transmitem informações do neurônio para outras células.

Fig.1 Neurônio motor. A mielina que envolve o axônio no sistema nervoso central é produzida pelos oligodendrócitos e no sistema nervoso periférico pelas células de Schwann. A parte superior direita mostra um axônio de outro neurônio, com três botões terminais, um dos quais faz sinapse com o neurônio do desenho. As setas indicam a direção do impulso nervoso. Autor-Luiz C. Junqueira/Jose carneiro- ed.6.

O corpo celular dos neurônios contém um núcleo grande, claro como um nucléolo bem visível. O pericário contém corpúsculos de nissl encontrados também nos dendritos mais grossos.

Os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos:

Multipolares, apresenta mais de dois prolongamentos celulares;

Bipolares, Possuem um dendrito e um axônio;

Pseudo-unipolares, apresenta próximo do corpo celular, prolongamento único que se divide em dois, um ramo para a periferia e o outro para o sistema para o sistema nervoso central.

A grande maioria dos neurônios é multipolar. Neurônios bipolares são encontrados nos gânglios coclear e vestibular na retina e na mucosa olfatória. O pseudo-unipolares são encontrados nos gânglios espinhais situados nas raízes dorsais dos nervos espinhais, são encontrados também nos gânglios craniano.

Os neurônios podem ainda ser classificados segundo sua função. Os neurônios motores controlam órgãos efetores, tais como glândulas exócrinas e endócrinas e fibras musculares. Os neurônios sensoriais recebem estimulo sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo. Os interneurônios estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos.

Fig.2 Representação simplificada da morfologia dos três tipos principais de neurônios. Autor-Luiz C. Junqueira/Jose carneiro- ed.6.

Comunicação Sináptica

A sinapse é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos. São locais de contado entre os neurônios ou entre neurônios e outras células efetoras. A função da sinapse é transformar um sinal elétrico do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica. A maioria transmite informações por meio da liberação de neurotransmissores, que são substancias que quando se combinam com proteínas receptoras abrem ou fecham canais iônicos ou então desencadeiam uma cascata molecular na célula pós-sináptica que produz segundo mensageiros intracelulares.

Fig.3 Principais aspectos funcionais das duas partes da sinapse: o terminal axônico, pré-sináptico, e a membrana do neurônio pós-sináptico do circuito. Os números indicam a sequência dos eventos durante a atividade da sinapse. REL, reticulo endoplasmático liso. Autor-Luiz C. Junqueira/Jose carneiro- ed.6.

A sinapse de axônio com o corpo celular chama-se axo-somática, a sinapse com um dendrito chama-se axo-dendrítica entre dois axônios chama-se axo-axônica.

Os terminais axônicos geralmente transmitem os impulsos nervosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com