TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do " Desenvolvimento Da Química Como Ciência"

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do " Desenvolvimento Da Química Como Ciência". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  4.405 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento da Química como Ciência

A história da Química teve início durante a Idade Média. Ela existia através da alquimia considerada como uma espécie de magia pela maioria das pessoas naquela época, os laboratórios onde se faziam os experimentos e as misturas eram antros negros e estranhos, suas mesas cobertas de frascos com misturas diversas.

A alquimia surgiu por dois principais motivos: transformar qualquer metal em ouro, um processo mais conhecido como transmutação, que só seria possível com a presença da “pedra filosofal” e a busca pelo “Elixir da vida longa”,que prometia curar todas as doenças e manter a juventude.Tais objetivos não foram alcançados, porém ,foi através da busca por eles que a química foi evoluindo ao longo dos tempos.

Diversas técnicas de laboratório e maior visão acerca das substâncias vegetais e minerais,no Oriente e Ocidente são exemplos disso. Vários processos de produção para ácido nitrílico e ácido sulfúrico foram desenvolvidos, essas substâncias eram chamadas de aqua fortis e oleum vitriolum respectivamente.

No século XVI, o suíço Theophrastus Bombastus,propôs que a alquimia deveria se preocupar principalmente com aspectos médicos em suas investigações,isto ficou conhecido como introquímica e este químico teve grande contribuição no diagnóstico e tratamento de algumas doenças.

Foi nos últimos anos do século XVI e no decorrer do século XVII que a Química alcançou maior reconhecimento como ciência.Para isso teve significante contribuição do alemão Andreas Libavius,com a publicação do livro Alchemia,Dalton,Berzelius,Gay Lussac dentre vários outros que deram origem a chamada química clássica através dos seus trabalhos.

No entanto, a química já existia muito antes do nascimento de Cristo, com a descoberta de como manusear o fogo, por exemplo, que foi umas das primeiras descobertas relacionadas a química e várias outras coisas que nossos ancestrais desenvolviam usando a química para o próprio sustento e comunicação.

A química, apesar de ganhar grande conhecimento como ciência no século XVII, foi apenas um século depois que alcançou seu auge. Nesse período lavousier fez várias descobertas com relação ao oxigênio, lei da conservação da massa, refutação da teoria do flogisto e teoria da combustão.O francês Lavousier criou várias leis e foi através delas que surgiu a Química Moderna.

Um ponto muito importante na Química Moderna foi a criação de leis racionais de forma que eles pudessem simplificar de forma coesa as informações obtidas,ou seja,foi a racionalização dos conhecimentos empíricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com