TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Suprarrenais

Por:   •  8/12/2017  •  Seminário  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

Suprarrenais (adrenais)

Estão localizadas nos polos superiores dos rins e estão imersas em tecido adiposo.  A suprarrenal direita tem formato de uma pirâmide e está apoiada no topo do rim direito, enquanto a esquerda está localizada ao longo da borda medial do rim esquerdo, entre o hilo e seu polo superior.
        O parênquima da glândula está dividido em duas regiões: uma porção externa amarelada (80%-90% do órgão) chamada de córtex suprarrenal; e uma pequena porção interna e escura chamada de medula suprarrenal. Estas podem ser consideradas dois órgãos distintos, de origens embriológicas e papeis diferentes. O córtex suprarrenal produz um grupo de hormônios chamados corticosteroides, os quais são sintetizados a partir do colesterol. A secreção desses hormônios, incluindo o cortisol e a corticosterona é regulada pelo ACTH. A medula suprarrenal esta funcionalmente relacionada e regulada pelo SN simpático, produz os hormônios adrenalina e noradrenalina.
      Uma capsula de tecido conjuntivo denso recobre a glândula e envia delgados e septos ao seu interior. O estroma consiste basicamente em uma rede rica de fibras reticulares, as quais sustentam as células secretoras.

Suprimento sanguíneo

As glândulas suprarrenais recebem várias artérias que entram por vários pontos ao seu redor. Os ramos dessas artérias formam um plexo subcapsular do qual surgem três grupos de vasos arteriais:

  •   Artérias da cápsula
  •   Artérias do córtex – formam capilares sanguíneos que desaguam em vasos capilares da medula
  •   Artérias da medula – formam a extensa rede de capilares da medula.

Há um suprimento duplo de sangue para a medula, tanto arterial como venoso. O endotélio capilar é fenestrado e muito delgado, havendo uma lâmina basal contínua abaixo do endotélio.

Córtex suprarrenal

Contém células parenquimatosas que sintetizam e secretam vários hormônios esteroides sem armazena-los. Subdividido em:

  •   Zona glomerulosa

Pequenas células de formato cuboide a cilíndrico compõem esta zona, são arranjadas em cordões ou grupamentos arredondados.  

As células parenquimatosas sintetizam e secretam mineralocorticoides, principalmente aldosterona e alguma desoxicorticosterona. A síntese destes hormônios é estimulada pela angiostensina ll e pelo ACTH. Os moneralocorticoides atuam no controle do equilibro de fluidos e de eletrólitos no corpo, por afetar a função dos túbulos renais, especialmente os contorcidos distais.

  •   Zona fasciculada

Compreende cerca de 80% do volume total da glândula. Contém capilares fenestrados arranjados longitudinalmente entre as colunas de células parenquimatosas. Como estas células possuem muitas gotículas lipídicas em seu citoplasma, tais aparecem vacuolizadas e são chamadas de espongiócitos.
      Sintetizam e secretam os hormônios glicocorticoides cortisol e corticosterona. A síntese destes hormônios é estimulada pelo ACTH. Os glicocorticoides controlam o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

  •   Zona reticulada

Constitui cerca de 7% da glândula. As células de citoplasma acidófilo intensamente corado nesta camada estão arranjadas em cordões anastomosados. Sugere-se que esta zona contem células parenquimatosas degeneradas.
      Sintetizam e secretam andrógenos, principalmente deidroepiandrosterona e alguma androstenediona. A secreção destes hormônios é estimulada pelo ACTH.
     

 As três classes dos hormônios corticosteroides (mineralocorticoides, glicocorticoides e andrógenos) são sintetizadas a partir do colesterol, o principal componente das lipoproteínas de baixa densidade. Os produtos intermediários dos hormônios vão sendo sintetizados e transferidos entre o REL e as mitocôndrias ate que o hormônio final seja produzido.

Histofisiologia do córtex da suprarrenal

As três classes de hormônios secretadas pelo córtex da suprarrenal são esteroides:

  •   Mineralocorticoides

Incluem predominantemente a aldosterona e alguma deoxicorticosterona. Os alvos destes hormônios incluem a mucosa gástrica, as glândulas salivares e sudoríparas, onde eles estimulam a absorção de sódio.

  •   Glicocorticoides

Incluem o cortisol e a corticosterona. Estes hormônios tem uma ampla gama de funções que afetam a maioria dos tecidos do corpo, assim como controle do metabolismo geral. Exercem um efeito anabólico no fígado que promove a captação de ácidos graxos, aminoácidos e carboidratos para síntese de glicose e polimerização de glicogênio; já em outros tecidos o efeito é catabólico. Quando circulantes acima dos níveis normais, também influenciam respostas anti-inflamatórias por inibir a infiltração de leucócitos e macrófagos em área de inflamação. Também suprem a resposta imunológica por induzir a atrofia do sistema linfoide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com