TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEXUALIDADE E HOMOSSEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA

Casos: SEXUALIDADE E HOMOSSEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

A sexualidade é tratada como algo que não diz respeito a nós, devido ao desconhecimento sobre sua definição, constituição e importância. O senso comum desconhece o real significado de sexualidade, não a reconhecendo como “dispositivo histórico” (Foucault, 1988) e tampouco como invenção social normatizada por saberes construído historicamente.

Segundo Osório (1992), a adolescência é uma etapa da vida na qual a personalidade está em fase final de estruturação e a sexualidade se insere nesse processo, sobretudo como um elemento estruturador da identidade do adolescente.

A sexualidade é construída e aprendida, e sua orientação tem por objetivo prover todo tipo de informação a esse respeito e, assim, desenvolver a capacidade de reflexão e de questionamento. O assunto pode abranger temas como saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade, imagem corporal, autoestima e relações de gênero, o que envolve dimensões fisiológicas, psicológicas, sociológicas e espirituais. Trabalha-se o desenvolvimento das áreas cognitiva, afetiva e comportamental, com o intuito de formar um cidadão crítico, consciente dos seus próprios desejos, valores e possibilidades (Barbito et al., 1999).

O presente estudo bibliográfico pretende fomentar uma reflexão que favoreça uma ideia clara a respeito da sexualidade e, promover a construção de conhecimentos necessários à compreensão de como o individuo constrói a síntese de sua própria sexualidade.

Essa preocupação implica no reconhecimento da sexualidade como elemento da identidade social. Isso não significa deixar de reconhecer os outros aspectos (gênero, classe social, raça) que definem nossa identidade social.

Sexualidade é assunto complexo, controvertido e de conceituação difícil. Tem sido alvo de tabus, repressões, distorções e tentativas de reduzi-la a sinônima de genitalidade e de reprodução.

A sexualidade humana, mais do que ato sexual e a reprodução, abrange as pessoas, seus sentimentos e relacionamentos. Implicam aprendizados, reflexões, planejamentos, valores morais e tomadas de decisões. A sexualidade é uma energia forte e mobilizadora, uma dimensão do ser humano em sua relação consigo mesmo e com outro, lugar do desejo, do prazer e da responsabilidade. (CAMARGO e RIBEIRO, 1999, p.50).

Tendo em vista que como as demais dimensões da identidade, a sexualidade é uma construção, social, histórica e cultural, e, portanto, não se refere apenas ao sexo genital ou às relações sexuais. Nesse sentido esta não pode ser vista apenas como uma das dimensões do desenvolvimento da pessoa. Tratar desta temática pressupõe reconhecê-la como uma abordagem que tem a sua multidimensionalidade, nos diversos níveis e nos aspectos biológicos, psíquico, social e político.

Segundo os autores, a população e principalmente os adolescentes necessitam ser esclarecidos de que o vírus da AIDS não está mais circunscrito aos chamados grupos de risco, mas envolve a todos, independente de classe social, raça, sexo, idade, crença religiosa, desde que não se protejam em seus relacionamentos sexuais.

O desafio em estudar a sexualidade no âmbito das Ciências da Educação reside na necessidade em manter uma visão sistémica desta realidade.

Assim este trabalho tem por objetivo trazer alguns conceitos sobre a sexualidade humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com