TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade Na Adolescencia

Trabalho Escolar: Sexualidade Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 14

I Encontro Nacional de Trabalho, Política Social e Serviço Social – Serviço Social em tempos de barbárie. Faculdade Integrada Tiradentes. Mació/AL- Data: 20 a 22 de março de 2013

Grupo de Trabalho D: Gênero, raça/etnia, geração, orientação sexual.

Título de Trabalho: O DESPERTAR DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.

Soraya Lúcia Barata Barros Santos; Estudante de especialização em Políticas Públicas e Serviço Social (UFPA).

Resumo: Este artigo contempla uma reflexão sobre o despertar da sexualidade na adolescência. Trata-se de uma abordagem de caráter descritivo e analítico, baseada em pesquisa bibliográfica. A sexualidade é fenômeno só orgânico e social cujas expressões transbordam os limites da relação sexual propriamente dita. A abordagem multilateral deste fenômeno propicia um olhar humano destituído de preconceitos sobre um fenômeno vital entre os humanos.

Palavras-chave: Adolescência, despertar e Sexualidade.

Summary: This article includes a reflection on the awakening of sexuality in adolescence. It is an approach to descriptive and analytical, research-based literature. Sexuality is only organic and social phenomenon whose expressions overflow the boundaries of intercourse itself. A multilateral approach this phenomenon provides a look devoid of human prejudices about a vital phenomenon among humans.

Keywords: Adolescence, Sexuality and awakening.

1- Introdução:

A sexualidade é uma característica inerente ao ser humano, presente desde a vida intra-uterina até o final de sua existência. Constitui-se uma forma de expressão que reflete o contexto sociocultural onde o sujeito está inserido e se desenvolve, sendo parte integrante da personalidade do indivíduo.

A vivencia da sexualidade está diretamente relacionada à forma pela qual os valores e as práticas sociais são percebidas e incorporadas pelos sujeitos, refletindo as diferentes culturas que coexistem nas sociedades.

Diante deste fato, torna-se imprescindível uma pesquisa para um pensar crítico diante da sexualidade dos adolescentes que encontram-se em processo de mudança física e emocional, visto que a adolescência é um tempo de muitas descobertas e buscas. E em meio a tudo isso surge o interesse sexual.

Este artigo, objetiva desenvolver uma reflexão crítica baseado em pesquisa bibliográfica sobre este importante fenômeno da vida humana.

2- Adolescência:

Do ponto de vista legal a adolescência é um período do desenvolvimento humano, que de acordo com o Artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA se estende dos 12 anos completos aos 18 incompletos.

Do ponto de vista teórico a adolescência é um fenômeno complexo, se constituindo do objetivo de reflexões e pesquisas de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. É inquestionável, contudo, que a adolescência é caracterizada por uma revolução biopsicossocial. É um período de crescimento e transformações, em que tudo é vivido intensamente; e durante esse período de transição do estado infantil para a adolescência, o adolescente geralmente apresenta comportamentos instáveis, mudando constantemente as suas ações e opiniões, experimentando tudo que há de novo, para assim definir sua identidade. Para Sousa (2002,p.67).

(...) adolescência é um dos momentos mais conturbados do percurso dos homens. Esta implica uma desestabilização dos processos e valores que eram anteriormente estabilizadas, gerando com isto, uma crise de perplexidade na medida em que estes valores e processos não podem ser utilizados de forma satisfatoriamente neste momento de vida, período este propício ao aparecimento de sintomas que incomodam não só os pais como também todo o grupo social.

O período da adolescência é uma das etapas mais difíceis da vida do ser humano; é um período onde acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. Isso causará grandes confusões na vida dos adolescentes, pois é o momento de descobertas e decisões, é o começo de um despertar para um mundo novo e desafiador, no qual o adolescente poderá ser o ator principal da sua própria vida, e por consequência adquirir a capacidade de poder mudar e construir sua história de vida. Conforme Ozella (2003,p.09)

A concepção vigente e hegemônica na psicologia (assim como na mídia e no imaginário popular) é de uma adolescência como etapa natural, inerente e própria do desenvolvimento do homem. Etapa marcada por conflitos e crises “naturais” da idade, por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade.

Considerando que a adolescência é uma etapa natural na vida de todo ser humano, sendo marcado por muitos conflitos e crises naturais ao ciclo de vida, sendo impossível desvincular dessa etapa o despertar do interesse sexual, muitas vezes fantasiado e ameaçador por suas possibilidades prazenteiras e os riscos de frustações.

2-Sexualidade:

A sexualidade humana é uma das mais importantes e complexas dimensões da condição humana que existe a partir de uma relação intima entre as mudanças no comportamento sexual e as transformações sócio-culturais. Faz parte da vida de todo ser humano e do seu equilíbrio; depende da estabilidade emocional do indivíduo; e da busca da satisfação do prazer, como princípio de equilíbrio e sustentação vital (biopsicossocial e espiritual).

A sexualidade não diz respeito somente à função reprodutora, de corte fisiológico. Inclui uma dimensão subjetiva expressa no amor e no prazer, constituída de emoções e sentimentos que somos capazes de sentir e expressar, qualificados de bons ou de ruins (alegria, tristeza, amor, ódio, solidariedade, egoísmo, inveja, desprendimento, desejo, culpa etc...). Concordamos com Egypito (2002,p.01),

Sexualidade é esse necessidade de receber e expressar afeto e contao que todas as pessoas têm e que traz sensações prazerosas e gostosas para cada um. Assim a sexualidade não é apenas sexo, é o toque, o abraço, o gesto, a palavra que transmite prazer entre pessoas e que temos desde antes de nascer, na barriga da mãe, quando bebês e durante toda a vida. Conforme vamos crescendo, descobrimos também o prazer provocado pelo contato sexual, através do estímulo que fazemos em nós mesmos ou com outras pessoas. Essa forma de exprimir a sexualidade vai se juntar às outras maneiras de contato que já vínhamos vivendo desde bebês, gerando a sexualidade adulta.

Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com