TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA

Trabalho Escolar: SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  483 Visualizações

Esse projeto será desenvolvido no município de Anguera / Ba, tem por finalidade estudar e analisar a sexualidade na adolescência, pois é nesse tempo de transição que antecede a fase adulta, marcada por conflitos psicológicos e mudanças físicas, período em que os jovens sofrem rápidas transformações. A fase do adolescente é considerado o momento mais difícil do ciclo vital, exigindo maiores cuidados. A partir disso, torna-se imprescindível a fundamentação teórico prática, considerando que a interpretação desta realidade possibilita um grande acréscimo na nossa formação profissional.

A relevância social do tema sexualidade na adolescência justifica-se pela necessidade de a sociedade ficar mais atenta aos sinais que os adolescentes apresentam. Muito se fala sobre as mudanças de costumes na contemporaneidade e grande parte das discussões é dirigida à conduta dos jovens. Este trabalho justifica-se no momento em que mostra a importância do fortalecimento da autonomia do adolescente como sujeito na construção da sexualidade para enfrentar este período de transição com maior compreensão do seu universo.

Sendo a sexualidade o eixo em torno da qual vai progressivamente se estruturando a identidade, é na adolescência que se busca a afirmação. A partir disso, analisar o enfrentamento dos jovens em relação as suas questões tendo como fio condutor a sexualidade na atual realidade toma uma proporção significativa, pois se constitui num exercício fundamental para a prática profissional, uma vez que a investigação permite visualizar demandas atuais, bem como construir, coletivamente, propostas e práticas interventivas, capazes de responder, efetivamente, às emergentes necessidades sociais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com