TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Mental

Resenha: Saude Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

Algum desafio e recusa em obedecer a pedidos de adultos é adequado ao desenvolvimento e marca o crescimento em todas as crianças ,com tudo aquelas com os transtornos são prejudicadas pela frequência e pela gravidade de seus comportamentos diruptivos.

O transtorno desafiador de oposição é caracterizado por padrões persistentes de comportamento negativista, desobediente e hostil para com figuras de autoridades e por incapacidade de assumir responsabilidade por erros, colocando a culpa nos outros. Crianças afetadas em geral discutem com adultos e são facilmente irritadas pelos outros, gerando um estado de raiva e ressentimento. Elas podem ter dificuldade em sala de aula e nos relacionamentos, mas em geral ao apela a agressão física ou ao comportamento destrutivo.

Por sua vez, crianças com transtorno da conduta envolvem-se em atos repetidos de agressões que podem causar dano físico a si e a terceiros, muitas vezes violando os direitos dos outros. Seu comportamento costuma ser caracterizados por agressão a pessoa ou animais, destruição de propriedade, falsificação ou roubo e múltiplasviolações de regras, como ‘”matar” aula. Tais padrões de comportamento causam dificuldades evidentes na vida escolar e no relacionamento com iguais. O transtorno da conduta foi dividido em subtipo de inicio na infância ,no qual pelo menos um sintoma manifestou –se em mais de uma ocasião antes da idade de 10 anos, e tipo de inicio na adolescência ,no qual não há sintomas característicos persistente ate após a idade de 10 anos. Ainda que algumas crianças pequenas apresentem padrões recorrentes de comportamento consistente com violação dos direitos dos outros ou destruição de propriedade, o diagnostico de transtorno da conduta parece aumentar com a idade.

TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO

No transtorno desafiador de oposição, os acessos de raiva, a recusa ativa em obedecer a regras e os comportamentos irritantes excedem as expectativas para crianças dessa idade. Trata-se de um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis e desafiadores na ausência de violações series de normas sociais ou dos direitos dos outros.

Etiologia

A capacidade de uma criança em comunicar sua própria vontade e opor se a dos outros é essencial para o desenvolvimento normal rumo ao estabelecimento de autonomia, formação de uma identidade e uma definição de padrões e controles interiores. O exemplo mais drástico de comportamento oposicional normal chega ao auge entre os 18 e os 24 meses,os terríveis dois anos,quando as crianças começam a andar e a comportar se de maneira negativista como uma expressão de crescente autonomia.A patologia começa quando esta fase do desenvolvimento persiste de forma anormal,figuras de autoridade reagem além do normal ou o comportamento oposicional repete-se com muito mais frequência do que na maioria das crianças de mesma idade mental.

A s crianças exibem uma variedade de predisposições temperamentais a vontade firme ,preferencias fortes ou grande assertividade.Pais que modelam formas mais extremas de expressar –se e impor sua própria vontade podem contribuir para o desenvolvimento de lutas crônicas com seus filhos ,as quais passam a ser repetidas com outras figuras de autoridade.O que começa para um bebê como uma tentativa de estabelecer autodeterminação pode acabar se transformando em um padrão comportamental exagerado.No final da infância ,um trauma ambiental,doença ou incapacidade crônica ,como retardo mental ,podem desencadear a oposição como uma defesa contra impotência ,ansiedade e perda de auto estima.Outro estagio normal de oposição ocorre na adolescência como uma expressão da necessidade de separar-se dos pais e estabelecer uma identidade autônoma .

A teoria psicanalítica clássica atribuiu o transtorno a conflitos não resolvidos sendo expressados em relação a todas as figuras de autoridade.Os behavioristas sugeriram que a oposição é um comportamento aprendido ,através do qual a criança exerce controle sobre figuras de autoridade;por exemplo,tendo um acesso de raiva quando algo indesejado ‘e solicitado ela coage os pais e retira sua solicitação .Alem disso ,a atenção parenteral aumentada como uma longa discussão sobre o comportamento.pode reforçar o mesmo.

Epidemiologia

O comportamento oposicional e negativista em certa medida é normal durante o desenvolvimento na primeira infância e na adolescência Estudos epidemiológicos de traços negativistas em populações não clinicas encontraram encontraram esse comportamento em 16 a 22% das crianças em idade escolar.De acordo com o DSM-IV-TR,as taxas de prevalências para o transtorno variam de 2 a 16%.Ainda que possa iniciar aos 3 anos de idade ,o trantrno desafiador de oposição costumar manifestar se por volta dos 8 anos de idade e em geral não depois da adolescência .O transtorno parece mais prevalente em meninos do que em meninas antes da puberdade ,e a proporção por sexo parece ser igual após essa fase.

Uma autoridade sugere que meninas são classificadas como tendo transtorno de oposição com mais freqüência do que meninos ,uma vez que este muitas vezes recebem o diagnostico de transtorno da conduta .Não há padrões familiares característicos ,mas muitos pais de crianças afetadas também tem muitas preocupações com questões de poder ,controle e autonomia.

Diagnostico e características clinicas

Crianças com transtorno desafiador de oposição com frequência discutem com adultos ,perdem a calma ,se ressentem e são irritadas com facilidade pelos outros .Elas frequentemente desafiam ativamente os pedidos ou as regras dos adultos e,de forma deliberada, irritam outras pessoas. Tendem a culpar os outros por seus erros e mau comportamento. As manifestações do transtorno estão quase sempre presentes em casa, mais podem não aparecer na escola ou com outros adultos ou crianças. Em alguns casos ,aspectos iniciais da condição são exibidos fora de casa em outros ,o comportamento começa em Casa, mais é mais tarde exibido fora dela. Em geral ,os sintomas são mais evidentes com adultos ou crianças a quem a criança conhece bem .Portanto, ela provavelmente mostrará pouco ou nenhum sinal do transtorno quando examinado por um clinico. E comum que tais crianças não se considerem opositoras ou desafiadoras,mas justificam seu comportamento como uma resposta a circunstancias injustas. O transtorno parece causar mais sofrimento para aqueles em torno dela do que para a própria criança.

Transtorno desafiador de oposição crônico quase sempre interfere nos relacionamentos interpessoais e no desempenho escolar. As crianças afetadas em geral não têm amigos e entendem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com