TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Publica

Pesquisas Acadêmicas: Saude Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  3.779 Palavras (16 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 16

Saúde pública

Conceitos sobre a Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a saúde consiste em “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não mera ausência de moléstia ou enfermidade”.

Perkins, apresenta um conceito mais dinâmico sobre a Saúde Pública, que indica que “Saúde é um estado de relativo equilíbrio de forma e função do organismo, que resulta de seu ajustamento dinâmico satisfatório às forças que tendem a perturbá-lo. Não é um inter-relacionamento passivo entre a matéria orgânica e a forças que agem sobre ela, mas uma resposta ativa do organismo no sentido do ajustamento”.

A saúde e a doença podem ser expressas por uma escala graduada, onde a doença se manifesta em função dos agentes patológicos, características do individuo e das respostas a estímulos que provocam a perturbação da homeostasia, sejam eles internos, ou externos.

Para prevenir a doença, estão descritas abaixo orientações que permitam a ação preventiva para algumas das doenças mais comuns na sociedade:

Cuidados pessoais

Higiene

A higiene pessoal consiste em um serie de ações diárias que devem ser executadas para prevenir doenças, quando em contato com outros indivíduos, ou com o meio-ambiente. São atividades simples e práticas, descritas a seguir:

• Tomar banho diariamente,

• Manter as unhas limpas,

• Lavar as mãos constantemente,

• Escovar os dentes após as refeições,

• Cuidar da mente (manter hábitos saudáveis, como por exemplo, o hábito do sono regular, de administrar o tempo para executar atividades de lazer, e de manter o corpo e mente relaxados, para evitar depressões e stress, por exemplo).

Vacinação e Soroterapia

As vacinas são fabricadas a partir de antígenos (micróbios) mortos (pelo calor ou substancias químicas) ou vivos (com virulência previamente atenuada), com o objetivo de promover imunidade à doença.

As vacinas necessárias são indicadas na carteirinha de vacinação de cada individuo, e são fornecidas pelo governo. Cada uma delas deve ser aplicada em um período determinado, que corresponde à fase da vida na qual os indivíduos estão mais propícios a terem contato e serem contaminados pelos fatores que causam a doença.

Para manter a vacinação em dia, direcione-se à um Centro de Saúde com sua carteirinha de vacinação e um documento de identidade.

Soroterapia

O soro é a aplicação de um anticorpo em um indivíduo.

Este anticorpo é produzido por meio da aplicação de várias concentrações de toxinas de um micróbio em um animal, e posterior retirada dos anticorpos gerados pelo mesmo, através da sangria e extração do soro, que é preparado para a aplicação em indivíduos, nos casos de impossibilidade de preparo de vacinas, ou de inviabilidade de tempo para aplicar a vacina e aguardar o tempo necessário para a produção natural de anticorpos.

DSTs

A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis pode ser feita por meio de:

• Usas preservativos (de forma adequada),

• Fazer exames e ter conhecimento prévio do estado de saúde do parceiro,

• Utilizar agulhas descartáveis,

• Não compartilhar agulhas e objetos cortantes, como cortadores de unha e cutículas.

Doenças:

AIDS

Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causada pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus).

O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas).

Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunísticas, que acabam por levar o doente à morte.

Sintomas:

• Febre alta persistente;

• Tosse seca prolongada;

• Suor noturno;

• Edema dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses;

• Dor de cabeça;

• Dor em todo o corpo;

• Cansaço fácil;

• Rápido emagrecimento. Perder 10% do peso corporal num mês, sem dieta e exercício;

• Candidíase oral ou genital persistente;

• Diarreia há mais de 1 mês;

• Manchas avermelhadas ou pequenas erupções na pele (Sarcoma de Kaposi).

Como prevenir:

Para se prevenir, use corretamente a camisinha em todas as relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. Para evitar que a AIDS passe da mãe para o filho, todas as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste de AIDS.

Como tratar:

O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. A pessoa só vai começar a tomar os medicamentos antirretrovirais quando exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do HIV no corpo, recupera as defesas do organismo e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida do soropositivo.

Gonorreia

É uma infecção causada por uma bactéria denominada Neisseria Gonorrhoeae. No homem parece uma secreção purulenta 2 a 10 dias após o contato sexual suspeito, com dor e ardência ao urinar. É uma infecção só da uretra (uretrite). Na mulher tem aspecto clínico variado desde formas quase sem sintomas até vários tipos de corrimento amarelados e com odor forte na vagina (vaginite) e uretra. A infecção não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com