TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude do Idoso

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

bacharel em enfermagem

elmarY MARTINS

GISELE APARECIDA MORO conque

jaqueline PIASECKI

mariza da silva

projeto integrador

campo largo

2017

elmarY MARTINS

GISELE APARECIDA MORO conque

jaqueline PIASECKI

mariza da silva

saúde do idoso

Trabalho sobre a saúde do idoso, apresentado à todas disciplinas, para obtenção de nota parcial para o primeiro semestre do quinto período do curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade Cenecista Presidente Kennedy.

campo largo

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1

  1. OBJETIVOS        2

2.1 OBJETIVOS GERAIS        2

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        2

3. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO        3

3.1 RESPOSTA IMUNE ADQUIRIDA EM IDOSOS        4

  1. RESPOTA À VACINAÇÃO EM IDOSOS        5

  1. INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA NO IDOSO        6

4.1 TERAPEUTICA MEDICAMENTOSA NO IDOSO        6

     4.1.1 DOENÇAS E MEDICAMENTOS DA TERCEIRA IDADE        7

     5. SAÚDE PÚBLICA PARA A TERCEIRA IDADE        8

     5.1 ESTATUTO DO IDOSO        9

     6. ACIDENTES DOMÉSTICO        10

     6.1 PREVENÇÃO DE ACIDENTE DOMÉSTICO        11

  1. PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTE DOMÉSTICO        12

     7.  SAE PARA O IDOSO        13

    8. CONCLUSÃO        14

    REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento pode ser definido como um processo dinâmico e progressivo no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam a perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e ocorrência mais frequente de doenças, que terminam por leva-lo à morte.

  1. OBJETIVOS

     2.1 OBJETIVOS GERAIS

 

Avaliar o processo de envelhecimento por meio de revisão de literatura e quanto à incidência de quedas da pessoa da terceira idade por meio de pesquisa de campo.

 

  1. OBEJTIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar as alterações fisiológicas do sistema imunitário;

Expor o processo do cuidar do idoso, tanto pela equipe de enfermagem, quanto para a família;

Avaliar quanto à preparação da família em caso de emergência ou acidente doméstico;

  1. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

 

O processo de envelhecimento representa a alta na taxa de expectativa de vida, da redução da mortalidade infantil, e dos avanços tecnológicos da área medica.

Para Esquenazi (2008), com esse evento é necessário que se busque por novos conhecimentos para elaborar a prevenção ou tratamento de patologias que acometem a pessoa na terceira idade.

Os processos biológicos do organismo influenciam a qualidade de vida bem como a expectativa de vida do indivíduo. Quando a homeostase é perdida, a capacidade de adaptação e defesa do organismo aos agentes internos e externos diminui, assim o indivíduo fica mais suscetível a doenças.

 O sistema imunitário adquire a capacidade de reconhecer e garantir resistência a diversos agentes patógenos, porém os órgãos linfoides também sofrem com a diminuição da atividade funcional ao longo da vida, tendo ligação direta no processo do envelhecimento. O stress oxidativo e o encurtamento dos telômeros são as principais causas da diminuição da atividade imunológica relacionada à idade, a chamada imunossenescência.

As funções imunitárias são programadas geneticamente a diminuir com o passar dos tempos, isso modifica o funcionamento de todos os órgãos, surgindo patologias, diminuindo qualidade de vida entre outros.

Os estudos acerca do processo de envelhecimento utilizam do protocolo de SENIEUR, que seleciona idosos saudáveis, onde a maioria resulta numa remodelação nas respostas imunológicas.

Referente à imunidade inata, em termos de quantia suas células (neutrófilos, monócitos, células NK e células dendriticas) mostram-se em preservados, porém a atividade funcional se compromete em alguns eventos.

 A maturação de células dendríticas, (APC´s – células apresentadoras de antígenos) torna-se comprometida em indivíduos idosos, isso ocorre devido a redução da glutationa, aminoácido endógeno com função antioxidante. Isso ocasiona a redução na proliferação de linfócitos T e a diminuição na produção de citosinas, como a IL-2 e a IL-12.

Os receptores do tipo TOLL (TLR) (resposta inata envolvido no reconhecimento rápido de patógenos), apresentam redução substancial de TLR1/2 em monócitos de indivíduos idosos que apresentava susceptibilidade aumentada a infecções.

 Com relação aos neutrófilos, estudo in vitro de quimiotaxia e fagocitose mostrou que esses processos eram reduzidos em idosos quando comparados a indivíduos jovens.

Quanto a alterações das células NK (papel na imunovigilância), em idosos saudáveis ocorre à deficiência na via de sinalização que controla a produção de citosinas nas células NK, através do receptor de membrana CD94 expresso nessas células com o desenvolvimento de artrite.

Quanto à resposta imune humoral, o número de linfócitos B e a produção de anticorpos não são significativamente menores em idosos saudáveis, tendo como consequência uma resistência menor contra fungos e protozoários e também às respostas mais baixas a vacinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com