TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude idoso modelo prova

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 10

Nome:______________________________________ Data: __/__/2015

Disciplina de Saúde do Idoso Curso: Técnico em enfermagem

Prof: Enf. Fabrícia de Araújo

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM TEORICA

1. O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Considerando o contexto dessa patologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA. (0,30)

A) O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina.

B) Entende-se por hipoglicemia a diminuição dos níveis séricos glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 60 a 70 mg/dL.

C) Evitar consumo de álcool em doses maiores do que o permitido na dieta (> 2 doses de álcool/dia) é uma das ações para controlar fatores de risco de desenvolvimento do diabetes.

D) Considera-se como normal o resultado de glicemia em jejum (mg/dL) abaixo de 130 mg/dL.

2. Estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos a mais no mundo, sendo que no Brasil, atualmente, observa-se cerca de 17,6 milhões de idosos (BRASIL, 2006). Considerando o programa do Ministério da Saúde para assistência a pessoa idosa, analise as seguintes afirmativas e assinale a INCORRETA.(0,30)

A) A inatividade física, principalmente em idosos, é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas à dieta inadequada e uso do fumo.

B) São atribuições também dos técnicos de enfermagem que trabalham na atenção primária no atendimento à saúde da pessoa idosa: realizar atenção integral às pessoas idosas, bem como orientar o idoso, os familiares e/ou cuidador sobre a correta utilização dos medicamentos.

C) A antropometria não é um método adequado para o diagnóstico nutricional dos idosos, principalmente devido à complexidade dos procedimentos para obtenção dos dados antropométricos.

D) A presença de incontinência urinária deve ser observada pelo profissional de enfermagem, pois, cerca de 30% das pessoas idosas não institucionalizadas costumam apresentá-la e nem sempre referem-se a ela na avaliação clínica ou por vergonha, ou por acharem ser isso normal no processo de envelhecimento.

3. O Ministério da Saúde publicou em 2006 o Caderno de Atenção Básica sobre envelhecimento e saúde da pessoa idosa com o objetivo de oferecer subsídios técnicos específicos em relação à saúde da pessoa idosa, favorecendo a prática diária dos profissionais que atuam na Atenção Básica (BRASIL, 2006). Com relação à assistência à saúde da pessoa idosa na atenção básica, assinale a afirmativa INCORRETA. (0,30)

A) A comunicação com a pessoa idosa deve observar o uso de frases curtas e objetivas, falar de frente, sem cobrir a boca e não interromper o idoso durante sua fala.

B) A orientação sobre alimentação saudável deve ser implementada com ênfase na importância da leitura das informações nutricionais nos rótulos dos alimentos, facilitando a escolha de produtos saudáveis no momento da compra.

C) A colocação de pisos antiderrapantes e barras de apoio no banheiro de pessoas idosas e a instalação e estimulação do uso de banheiras são adaptações do ambiente residencial de idosos para minimizar quedas.

D) Idosos com 60 anos ou mais deverão receber pelo menos uma dose de vacina antipneumocócica durante a vida e no outono, uma dose anual de vacina contra influenza.

4. Úlcera de pressão é uma lesão causada pela diminuição da circulação em determinada parte do corpo, resultante de uma pressão que tem como consequência lesão tecidual. São causadas por fatores intrínsecos e extrínsecos ao paciente. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. (0,5)

( ) A mudança de decúbito programada, no mínimo, de duas em duas horas é um dos cuidados para a prevenção da Úlcera de pressão, pois reduz a força de cisalhamento e a pressão no local.

( ) Para a higiene corporal é recomendado o uso de sabonetes comuns, sendo contra indicados os ácidos graxos essenciais que provocam o ressecamento da pele.

( ) Várias evidências científicas têm mostrado que a úlcera por pressão é decorrente de fatores múltiplos, não sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da equipe de enfermagem.

( ) Na prevenção da úlcera de pressão, a posição de Fowler, que é a colocação do paciente em decúbito dorsal em um ângulo de 45º no leito, é a mais indicada uma vez que diminui o apoio da área corporal.

5. Qual a diferença entre senelidade e senescencia? (0,30)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. No Brasil, é definida como idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais de idade. Segundo o Ministério da Saúde, quais são as três principais causas de mortalidade de idosos no Brasil? (0,5)

___________________________________________________________________________________________________

7. Quais são as vacinas que devem ser administradas para pessoas com 60 anos ou mais?(0,5)

___________________________________________________________________________________________________

8. Em relação a Insuficiência Cardíaca (IC), responda V para Verdadeiro e F para Falso. (0,30)

( ) a IC é resultante da intolerância ao esforço, retenção hídrica e queda da expectativa de vida;

( ) Os mecanismos compensatórios cardíacos relacionados a função cardiocirculatória compreende: taquicardia, cardiomegalia, e disfunção motora da bomba cardíaca.

( )As causas da IC sistólica e diastólica são: doença arterial cornariana, cardiomipatia alcoólica, HAS, embolia pulmonar, anemia.

9. A cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As valvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o músculo e as artérias cardíacas perdem sua elasticidade. As afirmativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com