TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência de diagnóstico de patologia

Artigo: Sequência de diagnóstico de patologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Anamnese: (do grego ana, trazer de novo e mneses, memória).

É uma entrevista que o profissional de enfermagem, faz ao seu paciente, com a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de patologia.

Podemos dizer que: é uma entrevista visando relembrar todos os fatos passados e atuais e se relacionar paciente e doença. Relaciona-se anamnese como, anamnese corporal, ficha de anamnese ou anamnese corporal completa.

Uma anamnese possui formas ou técnicas corretas a serem aplicadas, seguindo as técnicas aproveita se ao máximo o tempo disponibilizado para o atendimento, oque gera um diagnostico seguro e um tratamento correto.

Uma anamnese bem conduzida é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame físico e apenas 5% para exames laboratoriais ou complementares.

Após a anamnese é realizado o exame físico a procura de sinais e sintomas.

Identificação:

Início do relacionamento com o paciente adquire-se nome, idade, sexo, etnia, estado civil, profissão atual, profissão interior, local de trabalho, naturalidade, nacionalidade, residência atual, residência anterior, queixa principal (motivo que levou o paciente procurar ajuda), história da doença atual (HDA), tudo que se relaciona com a doença atual, sintomatologia, época de inicio, história da evolução, entre outros. A clássica triagem: quando, como e onde começou, em caso de dor deve-se caracteriza- lá por completo, história médica pregressa, ou história patológica pregressa (HMP ou HPP), informações de toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com as condições atuais, histórico familiar (HF), é perguntado ao paciente sobre sua família e suas condições de trabalho e vida, procurando alguma relação hereditária das doenças. Historia pessoal (fisiológica) e história social. Informação sobre a ocupação do paciente, como, onde trabalha, onde reside se é tabagista, alcoolista ou faz uso de outras drogas. Se viajou recentemente, se possui animais de estimação (para se determinar a exposição a agentes patogénicos ambientais), suas atividades recreativas, se faz uso de algum tipo de medicamento (inclusive os da medicina alternativa), pois estas informações são muito valiosas para o médico levantar hipóteses de diagnóstico.

Caracterização da dor:

As principais perguntas que se referem-se a dor, nos dão bons indicativos para a continuação da anamnese, são elas:

• Onde dói? (o paciente deve mostrar o lugar)

• Quando começou?

• Como começou? (súbito ou progressivo)

• Como evoluiu? (como estava antes e como está agora)

• Qual o tipo da dor? (queimação, pontada, pulsátil, cólica, construtiva, cíclica, profunda, superficial)

• Qual a duração da crise? (se a dor for cíclica)

• É uma dor que se espalha ou não?

• Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com