TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado De Biologia

Ensaios: Simulado De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 2

Simulado biologia

1) A glicoquinase e a hexoquinase são duas enzimas que reagem com o mesmo substrato, a glicose, e ambas são enzimas intracelulares que fosforilam a glicose, formando glicose-6-fosfato (G6P).

Dependendo da enzima produtora, a G6P pode ou ser degradada na via da glicólise para gerar energia, ou então ser usada para síntese de glicgênio.

Observe a figura a seguir, que apresenta as velocidades de reação dessas duas enzimas em função da concentração da glicose.

Sabendo-se que os níveis normais de glicose no sangue estão ao redor de 4mM, os dados do gráfico permitem concluir que a:

a) glicoquinase possui maior afinidade pela glicose que a hexoquinase.

b) glicoquinase atinge o ponto de saturação nas menores conentrações de glicose.

c) Glicoquinase é capaz de deslocar a glicose ligada ligada à hexoquinase.

d) Hexoquinase possui maior afinidade pela glicose do que a glicoquinase.

2) Um técnico de laboratório preparou quatro soluções de sacarose nas seguintes concentrações molares: 0,8M, 0,6M, 0,4M e 0,2M, porém esqueceu de rotulá-las. Para identificar essas soluções, ele montou um experimento, baseado nos princípios de difusão e osmose, utilizando folhas de Elodea (uma planta aquática), lâminas e lamínulas, microscópio óptico, solução isotônica de NaCl, conta-gotas, e rotulou, elatoriamente, as soluções de sacarose com A, B, C e D.

No quadro acima, temos os resultados e podemos dizer que a solução C tem molaridade igual a:

a) 0,8M

b) 0,6M

c) 0,4M

d) 0,2M

3) A doença de von Willebrand, que atinge cerca de 3% da população mundial, tem causa hereditária, de natureza autossômica dominante. Essa doença se caracteriza pela diminuição ou disfunção da proteína conhecida como fator von Willebrand, o que provoca quadros de hemorragia.

O esquema abaixo mostra o heredograma de uma família que registra alguns casos dessa doença.

Admita que os indivíduos 3 e 4 casem com pessoas que não apresentam a doença de Von Willebrand. As probabilidades percentuais de que seus filhos não apresentem a doença são, respectivamente, de:

a) 50 e 0

b) 50 e 100

c) 0 e 50

d) 100 e 50

4) Assinale a alternativa correta:

a) A cadeia alimentar é formada por produtores, consumidores e decompositores. Um dos elementos fundamentais para a vida é o alimento produzido pelos decompositores.

b) O segundo nível trófico de uma cadeia alimentar é ocupado por um ser consumidor secundário, que obtém seus nutrientes alimentando-se de consumidores primários.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com