TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sirley Ferreira Gomes

Monografias: Sirley Ferreira Gomes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Agricultura familiar

Agricultura familiar é diversidade, organização, sustentabilidade , preservação dos recursos naturais e saberes tradicionais. Nos últimos anos este segmento formado por agricultores se consolidou como estrategico para soberania alimentar e o desenvolvimento sustentavel do Brasil. Esta vocação tem sido impulsionada no meio rural por politicas públicas execultadas pelo ministério do desenvolvimento agrário que promove inclusão social e produtiva com acesso ao credito, à assistencia tecnica, apoio básicos de cidadania.

Agricultura familiar representa uma alternativa importante para manutenção da biodiversidade e incremento à sustentabilidade. Isso se dá porque o modelo baseado na produção familiar tende a utilizar, de forma mais racional, os insumos produtivos e por isso é o que pode melhor atender as pressões sociais, que têm aumentado no mundo inteiro, no sentido de uma maior preservação e conservação do ambiente(Pinheiro,1992).

No entanto, para que essas ações se concretizam é preciso buscar incentivos do governo, conhecimentos cientificos e saberes tradicionais, visando um desenvolvimento sustentavel.

Segundo pesquisas o Brasil é hoje o maior produtor de alimentos tropicais do mundo e em uma decada deverá se transformar no maior produtor de alimentos do planeta ultrapassando os Estados Unidos no cenario nacional. A agricultura brasileira é responsável por 22% do produto interno bruto(PIB) a maior parte dessa produção está nas mãos das grandes empresas, mas os pequenos produtores tem aumentado sua participação nos últimos anos. A agricultura familiar é responsavél por 1/3 do valor bruto de produção gerado pelo setor agropecuario,são mais de 4 milhões de areas familiares rurais o que representa 84% de propriedades do país. Entre as atividades que se destacam no segmento está o cultivo de alimentos, pois 70% do que é consumido no país é fornecido pelos pequenos e médios produtores. Os alimentos produzidos são: mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, entre outros.

Podemos perceber que a agricultura familiar só tem a crescer cada vez mais. O meio ambiente também será beneficiado, com a preservação do ecossistema e qualidade de vida para os seres vivos. Seguramente, podemos dizer que esse é um importante vetor de desenvolvimento do país.

Em busca de sustentabilidade, a agroecologia tem como principios básicos a conservação dos recursos naturais. Os sistemas agroecologicos maximiza a reciclagem de energia e nutrientes, como forma de minimizar a perda destes recursos durante os processos produtivos. Esta estratégia é vibializada com desenho de sistemas produtivos complexos e diversificados que pessupõem a manutenção de policultivos anuais e perenes associados com criações. Com a diversificação, estes sistemas tornam-se mais estáveis por aumentarem a capacidade de absorver as pertubações inerentes ao processo produtivo da agricultura, aumentanto assim sua capacidade de auto-reprodução.

Segundo Altieri(1998,p.18-19) a produção sustentável em um agroecossistema derivado equilibrio entre plantas, solos, nutrientes, luz solar, umidade e outros organismos coexistentes. O agroecissistema é produtivo e saudável quando essas condições de crescimento ricas e equilibradas prevalecem, e quando as plantas permanecem resilientes de modo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com