TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Drenagem Aberta - Enfermagem

Dissertações: Sistema De Drenagem Aberta - Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  4.542 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de Drenagem Aberta:

Penrose, Dreno de KEHR,

Tubulolaminar, Nasogástrica.

Sistema de Drenagem Fechada:

 Dreno de Porto-Vac, Jackson Pratt/ Blake, Torácico

PENROSE- É confeccionado com látex natural , macio, maleável e de paredes finas em forma laminar reto,medindo 3cm de largura e 35cm de comprimento. Pode ser fino, médio ou largo Descartável. Desvantagem: Suas paredes podem colabar

Jackson Pratt/ Blake – DRENO TUBULAR geralmente utilizado em drenagem abdominal, feito de Teflon, não irritante, com extremidade interna multifenestrado, conectado externamente a um bulbo ou pêra, o bulbo geralmente permanece colapsado para criar constante pressão de sucção. Geralmente utilizado na cavidade abdominal para drenagem da ferida cirúrgica.

DRENO T DE KEHR- DRENO TUBULAR- Pode ser produzido de látex e silicone, também indicado para grande volume de secreção, pode ser usado para colocação de contraste para exames e para drenar a bile em pós operatórios, especialmente das vias biliares

EX:Colecistectomia (retirada da vesícula biliar)

SONDA NASOGÁSTRICA E FOLLEY- Nasogástrica - Drenar secreção proveniente do estômago, em caso de vômitos a sonda é aspirada.

Folley - As vezes é feita adaptação de drenos (ex: jejunostomia) e pode ser colocado mais de um tipo de dreno em uma cavidade ou incisão cirúrgica.

DRENAGEM FECHADA: Realizado a drenagem com o auxilio de uma leve sucção(vácuo), sendo composto por uma extensão onde uma extremidade fica instalada na cavidade e outra fica em um sistema de pressão negativa.

• DRENO DE PORTO-VAC- É feito de material plástico siliconizado, fica com uma extensão acoplada na cavidade e a outra instalada em uma bolsa com aspecto de sanfona, pra onde vai a secreção drenada. ATENÇÃO A PRESCRIÇAO: Deixar em sucção leve ou passiva

DRENO DE TÓRAX- Tem como finalidade promover através do dreno colocado entre as pleuras e conectado a um sistema fechado de drenagem, a saída contínua de líquidos acumuladas no espaço pleural. São constituídos de materiais com características de borracha, plástico ou silicone, com furo apenas na sua expansão distal acoplado no frasco coletor.

CURATIVOS DRENOS

 Limpar as inserções dos dreno com soro fisiológico

 Colocar uma gaze p/ que o dreno não fique em contato com a pele

 Nunca tocar diretamente o dreno, USAR TÉCNICA ASSÉPTICA

 Observar e registrar: volume/ aspecto do liquido drenado , característica da inserção

 O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado.(Ex: incisão cirúrgica)

 O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.

 Se houver incisão limpa e fechada, o curativo deve ser mantido oclusivo por 24 horas e após este período poderá permanecer exposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com