TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestorio

Casos: Sistema Digestorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 6

1- Sistema Digestório

O sistema digestório é formado pela boca, dentes, língua, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, reto e anus; possui órgãos auxiliares que são: glândulas salivares, fígado, pâncreas e vesícula biliar, sendo a maioria envolvida pelo peritônio, uma camada fina de parede dupla que não permitem que os órgãos não se desgastem com o atrito.

A Boca e os Dentes

Abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Ai encontra-se os dentes e a língua, estes tem uma importante função, porque são eles que preparam o alimento para a digestão,por meio da mastigação.

Os dentes reduzem o alimento a pequenos pedaços misturando-os á saliva o que facilita a ação das enzimas.

Na boca também estão localizadas as três glândulas salivares:

Glândula parótida: é a maior das três, pesa entre 14 e 28g está localizada na lateral da face próximo ao pavilhão da orelha.

Glândula sublingual: é arredondada mais ou menos no tamanho de uma noz.

Glândula sublingual: é a menor das três, esta abaixo da mucosa do soalho da boca.

As glândulas são estimuladas pela presença do alimento na boca assim como a visão e o cheiro, e começam a secretar saliva que contém enzimas.

Faringe e Esôfago

A faringe esta situada no final da cavidade bucal, é um canal musculoso comum ao sistema digestório e respiratório, por ela passa o alimento que se dirige ao esôfago e o ar que se dirige a laringe,na entrada da laringe existe uma estrutura cartilaginea chamada epiglote que regula a passagem do ar e dos alimentos.

O esôfago é um canal que liga a laringe ao estômago, localiza-se entre os pulmões,atrás do coração ,possui cerca de 25cm e o movimento que empura a comida é chamado peristáltico.O alimento leva 5 a 10 segundos para percorrer o canal.

Estomago

É o lugar onde a comida recebe o primeiro tratamento está localizado no lado esquerdo abaixo do abdômen, é um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado, graças ao músculo circular que existe em seu interior permite uma capacidade de armazenar até um litro e meio de comida, possibilitando assim que não se tenha que ingerir alimentos de pouco em pouco tempo.

O estomago produz um potente suco digestivo o suco gástrico (liquido claro e transparente, muito acido), também mistura e amassa a comida fazendo com que ela amassa e forme uma pasta semiliquida chamada quimo, que será enviada ao intestino delgado onde ocorre a maior parte da digestão.

A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco que a protege da agressão do suco gástrico, bastante corrosivo. Apesar de estar protegida por essa densa camada de muco as células da mucosa estomacal são constantemente lesadas e mortas pela ação do suco gástrico, onde a cada três dias ela é reconstituída totalmente.

Eventualmente ocorre o desequilíbrio entre o ataque e a proteção, o que resulta em inflamação da mucosa (gastrite), ou mesmo o aparecimento de feriadas dolorosas que sangram (ulceras gástrica).

Intestino delgado

O intestino delgado é um tubo com um pouco mais de 6 metros de comprimento por 4 cm de diâmetro,pode ser dividido em,três regiões: Duodeno(cerca de 25 cm);Jejuno(aproximadamente 5m); Íleo(1,5cm).

O duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfíncter muscular da parte inferior do estomago que conduz o quino para o intestino, mas enquanto isto ocorre o quino é atacado pela bile produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Também por enzimas produzidas pelo pâncreas e outras substancias, sendo transformado em quilo.

A absorção dos nutrientes se dá no jejuno e no íleo o através de mecanismos passivos ou ativos (sem ou com gasto de energia). Estes são carregados pelos vasos sanguíneo do intestino e passam ao fígado onde são distribuídos para o organismo.

Fígado

É o maior e mais importante órgão, também é a mais volumosa de todas as vísceras, no homem pesando em torno de 1,5kg e na mulher entre 1,2 e 1,4kg.

Possui cerca de 500 funções, a maioria delas ligadas ao processamento de substancias do sangue, provenientes da absorção dos alimentos pelo intestino.

Funções do fígado:

• Secretar a bile liquido que atua emulcionando as gorduras;

• Remover moléculas de glicoses do sangue reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que em momentos de necessidade são transformadas novamente em glicose e lançadas na circulação;

• Degradar álcool em substancias menos tóxicas;

• Armazenar ferro e certas vitaminas;

• Destruir hemácias velhas (glóbulos vermelhos) ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho esverdeado presente na bile.

E é o único órgão interno do organismo humano que pode se regenerar.

Intestino Grosso, Reto e Ânus

O intestino grosso mede cerca de 1,5 metros e é dividido em:ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente,colo sigmóide, reto e ânus (fechado por um músculo que o rodei, esfíncter anal).

É o local de absorção de água, tanto a ingerida (1,5 litros), como a das secreções digestivas (8 a 9 litros).

Existem as glândulas da mucosa do intestino grosso que secretam muco, que lubrificam as fezes facilitando o trânsito e eliminação pelo ânus.

Numerosas bactérias vivem no intestino grosso, seu trabalho consiste em dissolver os restos dos alimentos não assimiláveis, reforçar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactérias patogênicas.

As principais doenças no sistema digestório são;

Hepatite, cirrose, câncer de intestino, pancreatite, faringite, estomatite, obstrução intestinal, diarréias, insuficiência pancreática, câncer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com