TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestorio

Casos: Sistema Digestorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  7.175 Palavras (29 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

3 - CAVIDADE ORAL 4

3.1 - LÍNGUA 5

3.2 - DENTES 6

3.2.1 FÓRMULAS DENTÁRIAS 6

4 – FARINGE 7

5 – ESÔFAGO 9

5.1 – DOENÇAS MAIS COMUNS 12

5.1.1 – CÂNCER DE ESÔFAGO 12

5.1.2 – REFLUXO GASTROESOFAGIANO 12

6 – ABDOMEN 12

6.1 – PERITÔNIO 14

7 – ESTÔMAGO 14

8 – INTESTINO DELGADO 16

9 – INTESTINO GROSSO 19

9.1 – HISTOLOGIA DO INTESTINO GROSSO 21

9.2 – FUNÇÕES DO INTESTINO GROSSO 22

9.3 – ABSORÇÃO E FORMAÇÃO DAS FEZES 23

9.4 – DEFECAÇÃO 24

9.5 – DOENÇAS NO INTESTINO GROSSO 24

10 – GLÂDULAS SALIVARES 26

11 – FÍGADO 27

11.1 – FUNÇÕES DO FÍGADO 29

11.2 – CAPACIDADE REGENERATIVA DO FÍGADO 31

12 – PÂNCREAS 31

12.1 – CONFIGURAÇÃO EXTERNA 31

12.2 – CONSTITUIÇÃO ANATÔMICA 33

3 - CAVIDADE ORAL

A cavidade da boca tem início no orifício interlabial e termina, posteriormente, no nível dos arcos palatosglossos, que corresponde ao limite anterior das fauces. Divide-se em vestíbulo da boca e cavidade própria da boca. O vestíbulo da boca é um espaço limitado por um lado pelos lábios e bochechas e por outro pelas gengivas e dentes, constituindo o restante a cavidade própria da boca. Quando os dentes superiores e inferiores estão em contato, o vestíbulo da boca é um espaço restrito, tornando-se real com o movimento dos lábios e das bochechas. Os lábios são estruturas constituídas pela pele, músculo e mucosa com faces cutânea e mucosa. As faces da mucosa de ambos os lábios apresentam o Frênulo do lábio superior e o Frênulo do lábio inferior. De cada lado, os lábios unem-se para formar a comissura dos lábios. O mecanismo de fechamento dos lábios é representado pelas fibras circulares ou semicirculares do músculo orbicular da boca, auxiliado pelo músculo mentual; o teto da cavidade da boca está constituído pelo Palato que tem a função de separa a cavidade nasal da cavidade bucal e identificamos o Palato duro(está envolvido na articulação de consoantes e atua com a língua na espremedura de alimentos como ponto de apoio), anterior, ósseo e o Palato mole(ajuda na fonação, pois podem modificar o timbre de fonema é flexível e, durante a deglutição, separa a parte nasal da faringe da via digestória, posicionando-se junto a parede posterior da faringe), posterior muscular. Do palato mole projeta-se uma saliência cônica, mediana, a Úvula palatina (composta por musculatura estriada esquelética sua função é de avisar que algo sólido está passando pela garganta e é hora de fechar as vias respiratórias para que o alimento não entre nem na cavidade nasal, nem na traqueia, também ajuda na fonação, pois podem modificar o timbre de fonema) e, lateralmente duas pregas denominadas Arco palatoglosso, a mais anterior, e Arco palatofaríngeo. Entre os arcos palatoglosso e palatofaríngeo há um espaço, a fossa tonsilar, ocupada pelo Tonsila palatina, também conhecido por amígdala é uma massa de tecido linfoide (A função mais característica das tonsilas é a produção de plasmócitos que secretem IgA-secretória para a mucosa, protegendo a mucosa da agressão de micróbios que estão fazem parte da microbiota normal ou micróbios patogênicos que possam vir junto com os alimentos). Fauces indica a estreita passagem entre a cavidade oral e a faringe. A entrada das fauces é denominada istmo das fauces, limitado superiormente pela úvula, lateralmente pelos arcos palatosglossos e, inferiormente pelo dorso da língua.

Figura 1 – Cavidade Oral

Fonte: Trabalhos escolares

3.1 - LÍNGUA

E um órgão muscular revestido por mucosa e que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição, como órgão gustativo e na articulação da palavra. Possui uma raiz de implantação e um corpo, no qual se distingue um dorso e um ápice. O ápice corresponde à extremidade anterior arredondada. A língua é um órgão essencialmente muscular.

Figura 2: Anatomia da Língua

Fonte: Atlas de Anatomia Humana

3.2 - DENTES

São estruturas rijas, esbranquiçadas implantadas em cavidades da maxila e da mandíbula, denominadas alvéolos dentais e com função de mastigação (que inclui incisão, perfuração esmagamento e trituração do alimento), desenvolvimento e proteção das estruturas adjacentes e articulação da palavra. Em cada dente distinguem-se três partes: raiz, está situada no interior do alvéolo dental, uma depressão no processo alvéolo dental da maxila ou da mandíbula e é recoberta pelo cemento, coroa, que é a parte visível do dente, ela se estende além da gengiva e é recoberta pelo esmalte e entre as duas uma zona estreitada o coloque é a região de união do esmalte com o cemento, neste local a gengiva é fixada ao dente.

Figura 3 – Estrutura do Dente

Fonte: Brasil escola

3.2.1 FÓRMULAS DENTÁRIAS

Os dentes estão dispostos em duas fileiras, o arco dental maxilar ou superior e o arco dental mandibular ou inferior, ancorados na maxila e na mandíbula, respectivamente formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com