TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema autônomo nervoso simpático e parassimpático

Por:   •  15/7/2019  •  Monografia  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ[pic 1][pic 2]

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DANIEL NODARIO DA SILVA

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO - SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO

CHAPECÓ – SANTA CATARINA

2019[pic 3]

DANIEL NODARIO DA SILVA[pic 4]

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO - SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO

Monografia apresentada à Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com o objetivo de obter aprovação na matéria de Anatomia e Fisiologia do curso de Psicologia.

Professor (a): Bruna Nadaletti de Araujo

CHAPECÓ – SANTA CATARINA

2019[pic 5]

RESUMO[pic 6]

O presente trabalho acadêmico pretende contribuir e abordar de forma funda e complexa sobre o sistema nervoso periférico autônomo simpático e parassimpático, visando abordar suas funções, suas localizações, e suas composições. A coleta de dados do presente trabalho foi feita através de pesquisa online e leituras de arquivos PDF. Os sistemas nervosos autônomos são essenciais para a vida e está em constante uso, em diferentes situações do dia a dia. Foi concluído sobre o antagonismo dos sistemas, que apesar de serem antagonistas, eles se completam. Cabe ao sistema nervoso autônomo regular o funcionamento geral do organismo.

Palavras-chaves: Simpático, Parassimpático, Sistema Nervoso Autônomo.

[pic 7]

ABSTRACT[pic 8]

The present academic work intends to contribute and to address in a deep and complex way about the autonomic peripheral nervous system sympathetic and parasympathetic, aiming to approach its functions, its locations, and its compositions. The data collection of the present work was done through online research and PDF file readings. The autonomic nervous systems are essential for life and are in constant use, in different situations from day to day. It was concluded on the antagonism of the systems, that in spite of being antagonistic, they complete themselves. It is up to the autonomic nervous system to regulate the general functioning of the organism.

Keywords: Sympathetic, Parasympathetic, Autonomic Nervous System.

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO[pic 11]

1.        INTRODUÇÃO        7

2.        SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AUTÔNOMO SIMPÁTICO        9

3.        SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AUTÔNOMO PARASSIMPÁTICO        11

4.        CONCLUSÃO E SÍNTESE DE VÍDEO        14

5.        REFERÊNCIAS        17


Lista de Figuras

[pic 12]

Figura 1 - Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático e Simpático        8

Figura 2 – Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático        10

Figura 3 - Sistema Nervoso Periférico Autônomo Parassimpático        14


  1. INTRODUÇÃO

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é a parte do Sistema Nervoso Periférico responsável por regular as funções neurovegetativas cujo controle é involuntário como os sistemas respiratório e cardiovascular. Ele contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das vísceras e à musculatura do coração. Um nervo motor do SNP autônomo difere de um nervo motor do SNP voluntário pelo fato de conter dois tipos de neurônios, um neurônio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar.

O corpo celular do neurônio pré-ganglionar fica localizado dentro do SNC e seu axônio vai até um gânglio, onde o impulso nervoso é transmitido sinapticamente ao neurônio pós-ganglionar. O corpo celular do neurônio pós-ganglionar fica no interior do gânglio nervoso e seu axônio conduz o estímulo nervoso até o órgão efetuador, que pode ser um músculo liso ou cardíaco.

O sistema nervoso autônomo se divide em duas porções: SNA simpático e SNA parassimpático. De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos. que se distinguem em critérios anatômicos, farmacológicos e fisiológicos. Anatomicamente é possível classificar 3 diferenças entre o SNAS e o SNAP: a posição do neurônio pré ganglionar, a posição do neurônio pós-ganglionar, e o tamanho das fibras pré e pós-ganglionares.

O sistema nervoso autônomo compõe-se de três partes: Dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral. Esses ramos são formados por pequenas dilatações denominadas gânglios, num total de 23 pares; um conjunto de nervos que liga os gânglios nervosos aos diversos órgãos de nutrição, como o estômago, o coração e os pulmões; um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gânglios aos nervos raquidianos, fazendo com que os sistema autônomo não seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano.

Figura 1 - Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático e Simpático

[pic 13]

Fonte: LOPES, SÔNIA. Bio 2. São Paulo, Ed. Saraiva, 2002. Site Anatomia e Fisiologia Humana[1]

  1. SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AUTÔNOMO SIMPÁTICO

O SNPA simpático de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. As mensagens viajam através do deste em um fluxo bidirecional. As mensagens eferentes (que saem do sistema) podem desencadear mudanças em diferentes partes do corpo simultaneamente. O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse, como a reação de lutar, fugir ou uma discussão. Essas ações são: a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação da pupila, o aumento da adrenalina, a concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automática, independentemente da nossa vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (306.5 Kb)   docx (269 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com