TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema cardiovascular

Tese: Sistema cardiovascular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema Cardiovascular Humano

Sistema Sanguíneo

O sistema sanguíneo apresenta três componentes principais: sangue, vasos saguíneos e coração. O sangue é um fluido formado por elementos figurados, isto é, células e fragmentos celulares (plaquetas), dispersos em um líquido, o plasma. Bombeado pelo coração, o sangue circula pelo interior dos vasos saguíneos (arterias, veias e capilares sanguíneos).

Coração

O coração humano é um orgão oco, com tamnho comprarável ao de um punho fechado e cerca de 400 gramas. Localiza-se no peito. as paredes do coração são constituídas por tecido muscular esteriado cardíaco, o miocárdio. A superfície interna do miocárdio é resvestida por uma camada de células achatadas, denominada endocárdio.

O coração é constituído por três camadas membranosas. Tem quatro cavidades internas, as câmadas cardíacas. As duas câmadas superiores são chamadas de átrio cardíaco, as duas inferiores são chamadas de ventrículos cardíacos.

A parede dos ventrículos cardíacos é bem mais espessa que a dos átrios. O sangue chega ao coração por grandes vasos e penetra nos átrios. O átrio esquerdo recebe sangue rico em gás oxigênio, enquanto o átrio direito recebe sangue rico em gás carbônico. Cada átrio comunica-se com o ventrículo embaixo dele por meio de um orifício guarnecido por uma valva atrioventricular, cuja função é garantir a circulação do sangue em um único sentido. O átrio esquerdo comunica-se pela valva atrioventricular esquerda, o átrio direito comunica-se pela atrioventricula direito.

Tem as valvas semilunares, cuja função é impedir o refluxo do sangue. Em condições normais não há comunicação entre as metades direita e esquerda do coração; são duas bombas separadas, porém funcionando em conjunto e comunicando-se pelos vasos sanguíneos.

Artérias

Artérias são vasos que levam sangue do coração para os orgãos e tecidos corporais. Elas apresentam parede relativamente espessa, constituída por três camadas de tecido.

As artérias que partem do coração ramificam-se progressivamente em artérias menores, atingindo toda a parte do corpo. Os finíssimos terminais das artérias são denominados arteríolas.

Por ser um orgão de grande atividade e função vital, o coração precisa ser constantemente abastecido de sangue rico em gás oxigênio e em nutrientes.

Capilares Sanguíneos

Capilares saguíneos são vasos finíssimos, de diâmetro microscópico, que estabelecem comunicação entre uma arteríola e uma vênula, como são chamadas a veias mais finas. Os capilares samguíneos estão presente em preticamente todas as regiões do corpo.

A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células. Entre pequenos espaços que as células deixam entre si, o sangue passa e banha as células proximas, nutrindo-as e oxigênando-as.

Veias

Veias são vasos que levam o sague de órgão e tecidos para o coração. Suas paredes são também constituídas por três camadas de tecido. Entretando as veias podem se contrair e relaxar com lentidão, mas não apresentam movimentos de pulsação como as artérias.

No interior das veias de maior diâmetro há válvulas, cuja função é impedir o refluxo de sangue e garantir sua circulação em um único sentido. As finas veias são denominados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com