TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema cardiovascular

Seminário: Sistema cardiovascular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

1- Cavidade Nasal – atuam como filtro de ar, retendo as impurezas e germes, garantindo que chegue aos pulmões limpos. A membrana que reveste as cavidades nasais contem células produtoras de muco que umidifica o ar e é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz.

Faringe – tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar.

Laringe – órgão que liga a faringe à traqueia, na sua parte superior está a epiglote, válvula que fecha a deglutição.

Traquéia – tubo situado abaixo da laringe e formado por quinze a vinte anéis cartilaginoso que a mantém aberta e nela o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

Brônquios – ramificações da traqueia formada também por anéis cartilaginosos, distribuem-se por todo órgão formando os bronquíolos.

Pulmões – responsável pelas trocas gasosas, onde entra oxigênio e libera gás carbônico.

2 – Sistema Cardiovascular –responsável pela circulação do sangue, transporta os nutrientes e o oxigênio por todo corpo.

Vasos Sanguineos – ampla rede de tubos por onde circula o sangue distribuído pelo corpo.

Artérias – onde passa o sangue que sai do coração, sendo transportado para outras partes do corpo.

Veias – vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração, e por sua parede ser mais fina que as artérias o transporte é mais lento.

Importante lembrar que a maior parte das veias ( safena,cerebral,jugular...) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico enquanto as veias pulmonares transportam o sangue arterial.

Vasos Capilares – ramificações microscópicas de artérias e veias que integram o sistema cardio formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.

Coração – localizado na caixa torácica, entre os pulmões e sua função é bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo corpo.

3 – É feito por vasos microscópicos que se situam entre as ultimas ramificações das artérias e as origens das veias.Neles se processam as trocas entre o sangue e o tecido.Sua distribuição é quase universal no corpo, sendo rara sua ausência , como ocorre na epiderme, na cartilagem hialina, na córnea e no cristalino.

4 – Manutenção da saúde, prevenção de doenças do aparelho cardiorespiratório, vasculares, ósseos, diabetes e sua importância é a redução da pressão arterial, aumento de força muscular e de resistência física e melhoria da mobilidade.Diminiu-se o tamanho das células adiposas, aumento do peso corporal magro e elevação do metabolismo.

5 – Plano de Aula

Objetivo geral- desenvolver movimentos fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação, exercendo o controle sobre o corpo, sempre com respeito mutuo.

Objetivo específico – movimentar –se utilizando as diferentes partes do corpo em diversas posições e direções e cooperar nas atividades em grupo.

Conteúdo programático – percurso de atividades, atividades rítmicas, brincadeiras de saltar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com