TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surdez em Aspectos Médicos

Tese: Surdez em Aspectos Médicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE GRAJAÚ/MA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: linguagem brasileira de sinais

TUTOR A DISTÂNCIA: Ma. Kate M. Oliveira Kumada

TUTORA PRESENCIAL: Romina Hérica Araújo Melo Sousa

ACADÊMICO/ Cacilda Lopes Miranda RA: 421963

Linguagem brasileira de sinais

Acadêmicos; Ana Cristina Lopes da Rocha 331516

Cacilda Lopes Miranda 421963

Geane Mota de Sousa 171242

Irismar Barros dos Santos 409562

Raynara C. Martins Silva 409753

A surdez no aspecto medico

Segundo dados da organização mundial de saúde 10% da população mundial tem algum defeito auditivo, no Brasil calcula-se que 1,5 milhões de homens e mulheres tenha algum tipo de perda auditiva e que 350 mil, nada ouçam.

A surdez é um defeito invisível. Costuma-se não perceber a importância da audição na nossa vida a não ser quando começa a faltar a nós próprios, mas a audição é o sentido que, mas nos coloca dentro do mundo, e a comunicação humana é um bem de valor inestimável.

O clínico-patológico compreende a surdez como uma deficiência a ser curada através de recursos como; treinamento precoce de aplicação sonora individual, intervenções cirúrgicas como implante coclear e etc...

As perdas auditivas são causadas por inúmeros fatores e podem ser transmitidas geneticamente de geração em geração, uma das frequentes causas da surdez é o ruído intenso decorrente da intensidade de som acima de 8º decibéis, que podem ocasionar perdas auditivas.

Os tipos de surdez quanto ao grau de perda auditiva são; perda auditiva leve, perda auditiva moderada e perda auditiva profunda.

A surdez é mais do que uma condição medica, os médicos por motivos óbvios interessaram-se na causa da surdez e assim começaram a desenvolver uma pesquisa para descobrir a cura de tal deficiência e pontuaram que a surdez pode ser classificada em quatro categorias; os que nasceram surdos, os que adquiriram a deficiência antes de falar ou escrever, os que adquiriram depois de falar e os que adquiriram depois de falar ou escrever. Também afirmam em seus estudos que a surdez por se mesmo não modifica a inteligência da criança.

Temática da surdez no aspecto cultural

Antes de se tratar das implicações da cultura é necessário ressaltar que a cultura de uma sociedade não se constrói a partir do processo de escolarização dos conhecimentos e que a possibilidade de ser plenamente multicultural é ter oportunidades nos dois mundos, surdos e ouvintes.

Os surdos crescem segundo os valores, as crenças, os símbolos, os modos de agir e de pensar de um sistema socialmente instituído e em transformação, os surdos e os ouvintes crescem numa mesma comunidade.

A questão cultural do surdo na construção de sua cidadania envolve questões como diferença humana, multiculturalismo e a construção de identidade.

É importante lembrar que códigos específicos não expressam uma cultura diferente, apenas indicam a particularidade de um grupo dentro de um sistema social, e que acultura não é apenas um complexo de padrões concretos de comportamento, costumes usos e tradições, é também um conjunto de mecanismos de controle.

Temática da surdez no aspecto social

Tem sido um desafio à inclusão dos indivíduos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil, o aparecimento d surdez muitas vezes é visto como um mal, um contágio. È certo que cada surdez e cada surdo têm sua história pessoal, como a tem qualquer pessoa, mas geralmente a surdez é encarada de maneira pejorativa, como fruto de uma falha, uma culpa, uma pobreza, uma fatalidade.

Na verdade sabe-se que a surdez estritamente genética é incomum, mas cientistas afirmam que 25% da população carregam o gene da surdez, o que nos leva a uma busca maior por escolas para todos sem separações de sexo, raça, cor ou classe social para uma abordagem de educação inclusiva e que está aberta para acolher as diferenças.

Cabe finalmente perguntar o que a sociedade ouvinte tem realizado para permitir ao surdo o acesso a sua cultura e a cultura ouvinte, contribuindo para a inclusão do surdo na sociedade, respeitando sua cultura.

Libras e cultura surda em seus aspectos

Os surdos, por normas são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de reconhecer o mundo em substituição à audição e à fala, e podem ainda uma cultura característica.

O reconhecimento da LIBRA como primeira língua da comunidade de surdos está amparado na lei nº10, 436, de 24 de abril de 2002. A lei foi criada devido a luta pela conquista de direitos dos surdos em espaços de cidadania a exemplos; escolas, sociedade, igrejas, e outros que os levem a adquirir independência.

O papel da língua de sinais nas escolas vai além da sua importância para o desenvolvimento do surdo, pois todos têm direito a ter uma educação que privilegie a sua língua materna e de acordo com a legislação isso não lhes deve ser negado.

Propostas didático-pedagógicas elaboradas especialmente para a inclusão social de surdos.

Existem várias atividades que pode ser inserida na educação regular com capacidade de facilitar o desempenho desse aluno deficiente auditivo que visa a sua inclusão social, nas escolas regulares existe um trabalho diferenciado na perspectiva no ensino inclusivo.

Para que aconteça uma interação com esse aluno deficiente auditivo o professor buscará uma proposta pedagógica onde facilitará o aprendizado desse aluno visando sua sensibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com