TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surdez no aspecto médico, cultural e social

Resenha: Surdez no aspecto médico, cultural e social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Resenha  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

A temática da surdez nos aspecto médicos, cultural e social

Aspecto médico.

Do ponto de vista dos médicos os primeiros anos de vida de um beber são repletos de aprendizagem. E através do feedback auditivo e que se constituem os conceitos básico necessários para a construção da linguagem.

A audição como sentido especial vem mais tarde, quando a criança armazena todo tipo de informação.

A surdez ocorre em aproximadamente um a cada 1000 bebe nascido vivos, sendo hereditária em 50% dos casos.Os médicos acreditar que a surdez na infância ou no adulto é sempre uma doença e necessita de tratamento adequado.

Mais infelizmente em nosso país este é um problema ainda não totalmente equacionado. A colocação de um implante coclear seja custeada pelo estado via SUS, as filas de espera continuam a existe. O SUS também fornece gratuitamente próteses auditivas não implantáveis mais existe também fila de espera.

O que causa a perda auditiva?

São diversos fatores pelos quais a capacidade auditiva humana diminuir.

Muito barulho de maquinas indústrias . Sons muito altos.

Infecção no ouvido chamado otite media, a qual pode ocasionar perda da audição se não for tratada.

Já outras pessoas perdem a audição quando vai chegando à terceira idade.

Alguns medicamentos também pode causa perda auditiva, os medicamentos “otológicos”. E

Pancada forte na cabeça.

Aspecto cultural

O aspecto cultural envolvidos na questão dentre eles, o mais importante, sem duvida é o problema da comunidade de surdos. Esse tipo de debate possui um amplo interesse que se estende além dos pontos de conflitos especifico, nos possuímos intuições confusas e contraditórias, a do valor da cultura. Os surdos eles pertencem a uma comunidade uma cultura. Neste sentido, a surdez é única entre os tipos de deficiente. O sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a linguagem gestual é o seu idioma principal.

Em muitos aspectos, o caráter social da cultura surda pode ser comparado a da cultura afro-americana. A surdez é muito mais do que um fenômeno fisiológico. E um modo de vida nos últimos anos a linguagem tem desempenhado um papel cada vez mais centralizador na unificação cultural da comunidade surda.

Os surdos hoje vêm conquistando o seu espaço na sociedade, uma das suas maiores conquista é a comemoração de seu dia, o "dia do surdo". Esta data é comemorada em muitos paìses na maioria no mês de setembro com variação de dias.

O dia do surdo tem um significado muito importante ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve início há poucos anos no Brasil quando o surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e sua cultura reconhecida como uma língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de “deficientes”.

Aspecto social

Enfatizando sempre os seus aspectos negativos. Na antiguidade os surdos foram percebidos de Em alguns anos atrás a sociedade tinha uma ideia muito negativa da surdez, diversas formas, com piedade compaixão, como pessoas castigadas pelos deuses ou como pessoas enfeitiçadas. Nos século quinze as pessoas tinha uma crença que pessoas com surdez não poderia ser educada. Só a partir do século dezesseis é que se tem noticias dos primeiros educadores de pessoas com surdez.

Atualmente o Brasil depara-se com um novo paradigma o da inclusão social dos portadores de necessidades especiais na busca de uma escola para todos, sem separações de sexo, raça, classe social para uma abordagem de educação inclusiva que esta aberta para colher às diferenças. Isso significar atentar para as mudanças e diferenças, dessa forma a inclusão social torna-se um direito adquirido no cenário brasileiro. O surdo não pior que o ouvinte, somos todos iguais, tem as mesmas capacidades e inteligências porem é um sujeito que tem uma forma única, peculiar de aprender, pois compartilhar duas culturas e precisar apropriar-se de ambas. A língua de sinais constitui esta ponte, portanto, importante na educação dos surdos na classe regular.

Materiais necessários para que a atividade planejada seja executada.

Baseado nas pesquisas que realizamos, em várias fontes como: internet, revistas, livros. Aprendemos que podemos ensinar o aluno surdo ou ouvinte com uma mesma atividade sendo esta atividade proposta em LIBRAS e em letras para os alunos ouvintes.

Lembrando que os alunos ouvintes vão enriquecer seu conhecimento, aprendendo também em Língua Brasileira de Sinais.

Propondo de maneira geral em dois métodos as vogais, alfabeto e os números usando recursos para fortalecer o aprendizado dos alunos sendo ouvintes ou não.

Os recursos usados nesta atividade vão ser colocados de forma individual e coletiva, propondo uma propondo uma interação em sala como professore e aluno, aluno e aluno, surdo e ouvinte, sendo para haver a inclusão tem que ter interação.

Os materiais usados serão:

°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com