TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCA - Trabalho De Construção De Aprendizado

Casos: TCA - Trabalho De Construção De Aprendizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  1.941 Visualizações

Página 1 de 9

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

PAULA OLIVEIRA

Trabalho de Construção de Aprendizagem - TCA

I Etapa – Curso EAD de Ciências Biológicas

UBERLÂNDIA – MG

NOVEMBRO – 2013

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

PAULA OLIVEIRA

Trabalho de Construção de Aprendizagem - TCA

A Água

Cursos de Licenciaturas - EAD online

Ciências Biológicas - Etapa I

TCA – Trabalho de Construção de Aprendizagem I

Professora – Tutora : Vanessa das Dores Duarte Teruel

UBERLÂNDIA – MG

NOVEMBRO – 2013

Agradecimentos

Obrigado primeiramente a Deus, e a todas as pessoas que contribuíram para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa e profissional nesta etapa da minha vida.

Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês, orientadores, professores, e gestor desta Universidade. Em especial, o meu sincero agradecimento a Professora. Vanessa Teruel, que em todos os momentos que se fizeram necessários, se mostrou extremamente carinhosa e atenciosa em suas orientações, indicações e esclarecimentos de estudos.

Eu me encontro diante da realização de um sonho!

Vou caminhando e encontrando oportunidades de me tornar alguém ainda mais qualificada para a vida, pela vida, em busca de um futuro melhor.

Introdução

Nesta I Etapa do Curso de Licenciatura em Ciência Biológicas EAD da Universidade de Uberaba, apresento neste TCA a temática da Água.

Por ela e através dela, estarei divulgando conhecimentos aqui estudados e aprendidos ao longo do início desta jornada, em cada disciplina estudada tentarei mostrar a importância e as ligações do tema “água”.

Minha proposta é viajar dentro das mais variadas fases e formas que envolvem este tema de maneira breve e objetiva:

Conhecer o lado vida, da existência... o dia a dia, envolvendo a química, a matemática, a biologia, a botânica, a educação e sociedade. Enfim...

A complexidade de seu significado no mais amplo e puro sentido da temática escolhida.

Fonte: http://www.papeldeparede.etc.br/fotos/papel-de-parede_gota-na-agua/

Legenda: Figura ilustrativa do tema (Água).

Tema : Água

Fonte: http://www.bimago.com.br/autocolantes-de-parede/decoracao-de-casa/para-sala/notas-musicais

Água (Sanráh )

Fonte: http://letras.mus.br/sanrah/1216231/

Para aguar as flores

Enxaguar a roupa

Desaguar as mágoas

Pra lavar a alma

Enche a minha boca

quando eu te vejo

mata a minha sede

quando eu te beijo

Água pra brincar de bola de sabão

Tem visita aumenta a água do feijão

Pra escovar os dentes pra ajeitar o cabelo

Água da torneira e água do chuveiro

Pra fazer bater um coração

E marejar os olhos com a canção

Transpirar meu corpo em seu calor

Rega minha vida com o seu amor

Água, água,água, água

Pra lavar o rosto

Molhar a palavra

Amanhar a terra

E apagar o fogo

Água com açúcar

Pra acalmar do susto

Não deixe a água parada

Pra impedir o surto

Água pra fazer crescer um pé de alface

Água pra benzer a criança que nasce

Para refletir a luz do pôr do sol

Entrar no mar , te amar nas águas do farol

Pra fazer bater um coração...

Alga, coco, cacto, cola, tinta e rodo

Copo, tanque, balde, vazo, pinga e boldo

Peixe, rio, nuvem, planta, sal e cana

Óvulo, sêmen, homem, vida, luz e mama

Água pra brincar de bola de sabão

Tem visita aumenta a água do feijão

Pra escovar os dentes pra ajeitar o cabelo

Água da torneira e água do chuveiro

Pra fazer bater um coração ...

Fonte: http://www.bimago.com.br/autocolantes-de-parede/decoracao-de-casa/para-sala/notas-musicais

Legenda: Figura ilustrativa

Desenvolvimento

Inicio o meu trabalho com a apresentação desta música, que mostra a importância da água. Seria uma forma de tentar mostrar em um plano de água de maneira literal a importância da água, usando metáforas com sentido figurado, levando a realidade de cada assunto trabalhado em um plano de aula, dando liberdade de expressão aos alunos em se manifestarem desenvolvendo o tema. Água, onde ela está, que em tudo, e de todos das formas ela poderia estar.

Começo pelos seres vivos... Animais e vegetais, estudo voltado a Biologia Celular e a Ecologia.

Ser Animal

A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, representa cerca de 70% do peso de um ser. Ela é o elemento mais importante do corpo, a água é um solvente biológico universal, todas as reações químicas internas dependem dela, também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais. Por tudo isso, não só podemos ficar sem ela, como sentimos imediatamente a falta dela no nosso organismo.

Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Em dias muito quentes, ou quando as pessoas fazem exercícios intensos, sua ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor “elimina” muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado.

É preciso se hidratar corretamente, caso contrário o organismo gasta mais água do que absorve.

Fonte: http://sylribeiro.blogspot.com.br/2009/12/elixir-da-vida-agua.html

Legenda: Figura ilustrativa.

Ser Vegetal

A água é o principal constituinte do tecido vegetal, necessária como reagente no metabolismo vegetal, transporte e movimento de solutos, nas células, que é o aumento de volume, por osmose, de uma célula resultado de sua inserção em meio hipotônico. Isso acontece devido à tendência de igualar a concentração de sais entre o citoplasma e o meio externo. Onde entra a água (como soluto). A célula formada chama-se célula túrgida, onde a célula se torna túrgida devido ao excesso de água presente em seu interior.

Também na abertura e fechamento dos estômatos e na penetração do sistema radicular. De todos os recursos de que as plantas necessitam para crescer e funcionar, a água é o mais abundante e, ao mesmo tempo, com frequência, o mais limitante.

Fonte: http://www.profpc.com.br/ciclos_biogeoqu%C3%ADmicos.htm

Legenda: Fotossíntese.

A disponibilidade de água, da mesma forma, limita a produtividade de ecossistemas vegetais, levando as diferenças marcantes nos tipos de e variações de ecossistemas, dentro das espécies, habitats, nichos ecológicos, comunidades, populações, etc.

As plantas utilizam água em grandes quantidades. Consequência direta do processo da fotossíntese. A maior parte da água absorvida pelas raízes é transportada pela planta e evaporada das superfícies foliares. A perda de água denomina-se transpiração. Por outro lado, apenas uma pequena quantidade de água absorvida pelas raízes permanece na planta para suprir o crescimento.

Fonte: http://lerdosdaveterinaria.blogspot.com/2011/02/citologia-aula-2.html

Composição Química da água

A água é uma substância líquida importante para os seres vivos e pode ser encontrada dentro e fora de organismos. É formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio que dispõem-se num formato angular, estabelecendo um contraste entre os lados, onde em um lado há a formação das cargas positivas e em outro lado há a formação das cargas negativas.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/polaridade-de-moleculas-ligacoes-moleculares-e-ligacoes-de-hidrogenio.htm

Legenda: Ligação das moléculas da água.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/solubilidade-1-coeficiente-de-solubilidade-e-solvatacao-dos-sais.htm

As moléculas de água tendem a se unir a outras moléculas, pois estas sofrem atrações motivadas pelas cargas elétricas, o que origina a formação de pontes de hidrogênio, porém não se unem a qualquer molécula, pois as moléculas apolares que são formadas por gorduras, óleos e ceras não são solúveis à água.

Moléculas: H2O.

Líquida. (Rios, mares e lagos)

Sólida – Gelo.

Gasosa – Vapor.

Micro-ondas.

Os átomos de H estão ligados ao O por ligações covalentes (muito fortes). Cada H tem um elétron. Cada O tem 8 elétrons em 4 pares. Os pares de ligação Oxigênio estão distribuídos na forma de um Tetraedro. O oxigênio está ao centro.

Fonte: http://esquadraodoconhecimento.files.wordpress.com/2011/12/tetraedro.png

Educação & Sociedade

Seria impossível pensar um tipo de vida em sociedade sem o uso da água, higiene, alimentação, sustento da vida. O movimento e a fixação das civilizações humanas foi desde sempre, condicionado pela proximidade aos recursos das águas (rios, lagos, pântanos, oceano). Com o passar do tempo o ser humano aprendeu a utilizar a força das águas para fazer funcionar moinhos e máquinas. E não deixar de dizer na sobrevivência de maneira geral dos seres vivos.

Atualmente, utilizamos água para beber e cozinhar, para a higiene pessoal, nas indústrias, na agricultura, nas escolas,etc., e geralmente nem nos damos conta da sua importância.O uso que fazemos da água vai gerar a sua qualidade e a sua existência; por isso, é importante lembrar que esta é um bem escasso e limitado. Vamos saber usá-la!

Fonte: http://futurodaagua.atarde.uol.com.br/?p=178

Legenda: Figura ilustrativa.

A água própria para o consumo é a água potável, e para estar boa para o ser humano tomar, ela deve atender os padrões de potabilidade.

Se em sua composição houver alguma substância que modifique estes padrões ela é considerada poluída e necessita passar por um tratamento nas Estações de Tratamento de Água, para se tornar adequada ao nosso consumo.

O Esgoto é a água que já utilizamos em nossas casas, no comércio e na indústria, a água suja. O esgoto é a mistura da água que usamos para lavar louça, tomar banho, dar descarga no vaso sanitário, escovar os dentes com outras substâncias como produtos químicos, etc. Através das Estações de Tratamento de Esgotos essa água suja é tratada e devolvida à natureza.

O homem tem deixado muito a desejar, e quanto à poluição tem feito mais contra, do que a favor para os tratamentos de água terem o sucesso que realmente necessita. A degradação do meio ambiente está ligada à ação de poluição que vem do homem e automaticamente influencia na evolução de um ecossistema, podendo acontecer a degradação ambiental em meios naturais.

Matemática

A Matemática está presente em cada momento da nossa vida, o mundo se transforma em razão, e a vida se mistura junto às inúmeras formas matemáticas para se tornar ainda mais verdadeira. Mas o que a “água” teria a ver com isso...???

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=44106

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/

Legenda: Quantidade de água no planeta.

Água no planeta

Em torno de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.

A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.

Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentração de sais geralmente inferior a água do mar. É chamada de água doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta.

Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrado em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.

O tema água, revela milhões de possibilidades, em absorção, consumo, percentual, formatos, dentre vários outros na matemática.

A água tem um papel importantíssimo em nossa vida e utilizamos alguns conceitos da matemática para calcular as sua proporções, como os pontos máximo e mínimo em cada situação.

E assim podemos, efetuar as operações aritméticas nos polinômios, que são: adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação e radiciação.

Conclusão

A apresentação deste TCA é a prova viva, de parte da certeza de uma formação. Em cada disciplina aprender e obter conhecimentos que serão eternizados em minha jornada. Procurei expressar de forma clara e direta as ligações desta temática com os conteúdos já estudados, também buscando informações complementares para a construção deste trabalho, mostrando as ligações da água com os estudos relacionados nesta I etapa do curso de Ciências Biológicas. Espero alcançar reconhecimento e créditos para dar continuidade a esta graduação, e também ter agradado aos meus professores, orientadores e gestor desta instituição.

Ver com olhos de grande importância que o aprender, se aprende a cada dia a dia... e sempre! Neste período, pude avaliar a importância da água de forma mais complexa, abordando minuciosamente cada assunto ligado a água. Dentro da biologia, na sociedade, na química, na matemática, e na educação cultura e sociedade. Visto que a água tem participação especial em todas as disciplinas.

Referências

PEARSON EDUCATION do Brasil, Adriana Rodrigues, Anderson O. Ribeiro, Emerson Dias, Leandro M. da Silva,Valdir B. da Silva Jr, Wilton R de Freitas – Matemática Básica e funções elementares. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010; cap.01.

PEARSON EDUCATION do Brasil, Claudio Henrique C. Santos,Ely Zago, Mauro Luiz Begnini,Natal Junio Pires, Sebastião F. da Cruz – Química Geral, vol. 1, capítulos 1, 2, 3. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010.

PEARSON EDUCATION do Brasil, Ricardo Baratella, Thiago Zanquêta de Souza – Ecologia, vol.1 capítulos 1, 2, 3. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010.

PEARSON EDUCATION do Brasil, Geraldo Thedei Júnior – Bioquímica, vol.1 capítulos 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010.

PEARSON EDUCATION do Brasil, Tiago Zanqueta, Vanessa das Dores Duarte Teruel - Biologia Celular, capítulo 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010.

PEARSON EDUCATION do Brasil, Ricardo Baratella, Vanessa das Dores Duarte Teruel, Antonio Barioni Gusman – Botânica, vol.1 - capítulo 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010.

PEARSON EDUCATION do Brasil, Carlos Rodrigues Brandão, Sueli Terezinha de A. Bernardes, Denise Rodovalho Scussel, Glaura Morais Paroneto, Iolanda Rodrigues Nunes (...) – Educação, cultura e sociedade, capítulo 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2010

Imagens para ilustração do TCA– www.google.com.br, páginas variadas, indicadas às fontes em cada figura apresentada.

Citações: http://letras.mus.br/sanrah/1216231/

http://www.dgabc.com.br/Noticia/141552/falta-de-agua-pode-causar-danos-a-saude

...

Baixar como  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »