TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECIDO EPTELIAL

Monografias: TECIDO EPTELIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

1.0 Introdução

O tecido epitelial encontra-se presente em duas formas: 1- como membranas de células contíguas – epitélios- que cobrem o corpo na sua superfície externa e revestem o corpo nas suas superfícies internas, e 2- glândulas, que se originam a partir da invaginação das células epiteliais. Os epitélios são originados dos três folhetos embrionários, embora a maioria dos epitélios seja formada a partir do ectoderma e do endoderma. Também é um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si e formam algumas glândulas.

2.0 Objetivos

Objetivo Geral

Mostrar a associação dos diferentes tipos de células.

Objetivo Especifico

• Identificação dos tecidos e analises de células;

• Definir quanto à forma e o numero de camadas;

• Conhecimento dos tecidos fundamentais;

• Diferenciação dos tecidos epiteliais

3.0 Desenvolvimento

O tecido epitelial se caracteriza pela presença de células justapostas, entre as quais há pouca matriz extracelular. As células epiteliais geralmente aderem firmemente umas às outras por meio de junções intercelulares, possibilitando sua organização em folhetos. Esta organização responde pela principal função dos epitélios que é o revestimento de superfícies, como ocorre no epitélio de revestimento da pele, trato gastrointestinal, entre outros. Entretanto, muitos epitélios apresentam ainda funções associadas, como absorção de moléculas (no intestino), secreção (nas glândulas), percepção de estímulos (por exemplo, neuroepitélio olfatório e o gustativo) e contração (células mioepiteliais).

3.1 Características Gerais

O tecido epitelial é composto por várias células e contem pouca substancia intercelular. É encontrado revestindo órgãos.

A membrana basal é uma camada que fica abaixo das células epiteliais. É composta pela junção de duas laminas basais.

As laminas basais (juntas formam a membrana basal) servem de base para as células se apoiarem, para filtração de moléculas e influenciam a polaridade da célula. Localizadas entre o epitélio e o tecido conjunto, onde uma lamina esta em contato com o tecido epitelial e a outra esta abaixo em contato com o tecido conjuntivo. Entre as duas laminas basais estão proteínas proteoglicanas que mantem as duas laminas próximas. Na lamina de baixo há fibras de ancoragem que são os pontos de fixação do tecido conjuntivo.

3.2 Junções Intercelulares

Junções intercelulares, são pontos de ligações entre células. Essas junções podem ser de adesão (zonulas de adesão, hemidesmossomos, desmossomos) , impermeáveis (zonulas de oclusão) ou de comunicação (junção do tipo ‘GAP’). Há proteínas que realizam a adesão das células que são as caterinas.

Zonula de Oclusão: tem função de vedar espaços celulares. Quanto mais zonulas de oclusao mais impermeáveis as células são.

Zonula de Adesão: contém actina que vai permitir a elasticidade, o movimento. Essas zonulas ficam ao redor de celulas vizinhas.

Junção Comunicante do tipo ‘GAP’: são canais que comunicam uma célula a outra. Compostas por proteínas chamadas conexinas. Através dessa junção há intercambio de moléculas.

Desmossomos: os desmossomos seguram uma célula a outra. Tem formato discoide. São placas de ancoragem compostas por proteínas desmina, vimentina, queratina. Quando desmina e vimentina são ligadas mantem as células aderidas.

Hemidesmossosmos: um hemidesmossomos é um desmossomo pela metade. Prende a célula á lamina basal. Constituídos por proteínas integrinas.

3.3 Especializações da Célula Epitelial

Tipos de especializações da célula epitelial : microvilos, estereocilios, cílios e flagelos.

Microvilos

Os microvilos são projeções citoplasmáticas presentes no intestino delgado. Localizados na parte apical da célula. Tem função de absorção. O glicocálix recobre os microvilos.

Estereocilios

São prolongamentos longos e imóveis que aumentam a superfície da célula. Tem função de facilitar o movimento de moléculas do meio intracelular para o extracelular.

Cílios e Flagelos

São prolongamentos longos e móveis. Cílios estão presentes nas tubas uterinas e flagelos em espermatozoides. São envolvidos por membrana plasmática e contém dois microtúbulos centrais.

3.4 Funções

Proteção, secreção, absorção, sensitiva, especiais.

Proteção

Tem função de proteção mecânica e contra desidratação. Presente na epiderme, no trato digestório e trato respiratório.

Secreção

Presente em anexos (pelos e penas), glândulas salivares, glândulas sudoríparas. Há dois tipos de glândulas: endócrinas e exócrinas. As glândulas exócrinas (produção de enzimas digestivas e pâncreas) liberam secreção para o meio externo e as glândulas endócrinas (hormônios) liberam na circulação.

Absorção

Tem função de captação de algumas substancias. Presente nos pulmões, trato digestório e rins.

Sensitivas

São células neuroectodérmicas , ou seja são capazes de captar elementos químicos e transmitir. Um exemplo dessas células são as presentes no paladar onde algumas células captam só o que é ácido e transmitem.

Especiais

Tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com