TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECIDO TEGUMENTAR

Pesquisas Acadêmicas: TECIDO TEGUMENTAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 10

TECIDO TEGUMENTAR (PELE)

1) Descrever as funções da pele e seus anexos.

As funções básicas da pele são cinco:

1. Excretora

É através da pele que eliminamos resíduos do metabolismo corporal.

A função excretora é representada pelas secreções sebácea e sudorípara, que têm como objectivo excretar toxinas e resíduos metabólicos.

Em condições normais, através do suor que contém 99% de água, são eliminados sais minerais, ureia, ácido úrico, ácidos gordos e colesterol.

2. Protetora

Penetração de substâncias : A pele opõe-se á penetração de substâncias porque a camada córnea forma uma barreira capaz de neutralizar ácidos e bases diluídos e impede que a epiderme absorva compostos tóxicos ou irritantes. Este sistema nem sempre funciona. A epiderme pode ser invadida em pequenas quantidades. A absorção pode ser por via transepidérmica (camadas epidérmica) ou por via transanexial (através do folículo piloso e da glândula sebácea)

Traumatismos : Devido á sua textura especial e composição, protege os órgãos internos de traumatismos físicos, mecânicos e químicos. A pele, através da sua camada córnea, que forma uma couraça densa e resistente, protege-nos da dessecação, evita a desidratação e permite que a água se difunda lentamente através da epiderme. A pele, por ser elástica, flexível e resistente, é capaz de amortizar golpes e resistir a trações sem se desgastar.

Radiações solares : A pele também serve para proteger-nos dos raio U.V, pois possui dois mecanismos que se dão simultaneamente: 1. Os raios U.V. estimulam a atividade dos melanócitos e estes sintetizam melanina que impedem a passagem dos raios à derme.

2. Os raios U.V. estimulam as células basais, que se dividem ativamente. Como consequência aumentam a espessura da camada córnea e filtram os raios com maior efetividade.

A camada córnea constitui uma importante barreira contra as agressões químicas (a queratina é uma proteína muito resistente), além de assegurar uma proteção natural contra radiações solares (a camada córnea exerce um efeito refletor, enquanto que a melanina atua como uma espécie de filtro químico, absorvendo e refletindo estas mesmas radiações).

Germes patogénicos : A pele também representa uma protecção contra agressões microbianas (microrganismos). A acidez do manto hidrolipídico dificulta a multiplicação bacteriana, ao mesmo tempo que a camada córnea actua como barreira, não permitindo a entrada destas mesmas bactérias.

3. Relação

A estimulação das terminações nervosas receptoras permite-nos captar as condições do nosso ambiente imediato.

A captação de sensações, tais como o tacto, pressão, dor, entre outros, é realizada por receptores sensoriais que os transmitem ao sistema nervoso central.

4. Termorreguladora

Conjunto de mecanismos que permitem manter a temperatura corporal constante, assegurando, desta forma, a luta contra calor e frio.

Se a temperatura aumenta, gera-se uma vasodilatação que ativa a sudação.

Se a temperatura diminui, gera-se uma vaso contração que ao mesmo tempo ativa mecanismos de termogénese para gerarem calor.

5. Metabólica

Síntese de Vitamina D : Esta vitamina é absolutamente importante, para que, a nível intestinal, se dê a absorção de Cálcio proveniente da alimentação.

Reservatório energético : A hipoderme constitui a principal reserva energética do organismo. As células que a integram, os adipócitos, são dotadas de uma intensa actividade metabólica, participando em diversos processos.

Seus anexos:

Pêlos

Os pêlos são modificações da epiderme, em forma de haste, distribuídos pela superfície do corpo .

São encontrados em quase toda superfície do corpo. Variam muito em comprimento, espessura e cor nas diferentes partes do corpo e nas várias raças humanas. Um pêlo consiste em raiz (a parte implantada na pele) e haste (a porção que se projeta da superfície). A raiz do pêlo termina no bulbo do pêlo que é mais esbranquiçado e de textura mais mole do que a haste e está alojado em um canalículo da epiderme que o envolve, chamado folículo do pêlo. No fundo de cada folículo encontra-se uma pequena eminência cônica vascular ou papila. Ela é contínua com a camada dérmica do folículo e suprida com fibrilas nervosas. O folículo piloso consiste em duas túnicas: externa e interna ou epidérmica. O bulbo piloso é moldado sobre a papila e compõe-se de células epiteliais poliédricas que, ao passarem para o interior da raiz do pêlo, se alongam, tornando-se fusiformes.

Unhas

São estruturas achatadas, elásticas, de textura córnea, aplicadas sobre a superfície dorsal das falanges distais. Cada unha está implantada por uma porção chamada raiz em um sulco da pele; a porção exposta é denominada corpo e a extremidade distal, borda livre. A unha é firmemente aderente ao cório e exatamente moldada sobre a superfície; a parte de baixo do corpo e da raiz da unha é chamada matriz da unha porque é esta que a produz. Próximo a raiz da unha o tecido não está firmemente aderido ao tecido conjuntivo, mas apenas em contato com o mesmo; por isso esta porção da unha é esbranquiçada e chamada lúnula devido a sua forma.

Glândulas Sudoríparas

São glândulas produtoras de suor. Importantes nas funções de excreção e controle da temperatura da pele. Possuem um ducto próprio para excreção. São encontradas em quase toda a parte da pele. Consistem de um simples tubo cuja a parte profunda constitui uma bolsa esférica ou oval chamada corpo da glândula, enquanto a porção superior ou ducto atravessa a derme e a epiderme, abrindo-se na superfície da pele por uma abertura afunilada. São muito abundantes na palma das mãos e planta dos pés.

Glândulas Sebáceas

São órgãos glandulares pequenos e saculiformes alojados na derme, encontradas em muitas partes da pele, mas em abundância no couro cabeludo e na face. São glândulas que produzem uma secreção oleosa, importante na proteção da pele contra

ressecamentos e ação de agentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com