TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Tcc Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 4

5

2.2 Identificação dos autores

Nome completo dos autores. Deve ser incluído um breve currículo que os qualifique na área de conhecimento do artigo, instituição de procedência e a titulação, o qual deverá aparecer no rodapé, indicado por asterisco, na página de abertura do artigo. Incluir ainda no rodapé endereço eletrônico do autor responsável por realizar o contato com os leitores.

2.3 Resumo

Apresentação concisa do trabalho destacando as informações de maior importância, ou seja, os objetivos, os procedimentos metodológicos e conclusões, com no máximo 250 palavras. Permite avaliar o interesse do artigo, prescindindo da sua leitura na íntegra. Digitado em parágrafo único e em espaçamento entre linhas simples.

Palavras-chave: devem indicar o conteúdo do artigo preferencialmente, o que refere o título do mesmo. Localizada logo abaixo do resumo, separadas entre si e finalizadas por ponto. Incluir um total de 3 a 5 palavras-chave.

2.4 Introdução

Apresentar o tema, definindo claramente o assunto em 5 a 7 parágrafos. O último parágrafo da introdução será reservado para o objetivo ou finalidade do trabalho (o objetivo deve ser claro, preciso e coerente, com o verbo sempre no infinitivo: estudar, mostrar, verificar, elaborar, revisar etc.).

Não é subdividida em tópicos e não deve conter ilustrações (figuras, tabelas, equações).

Obs.: Nesta seção não se antecipa nada do desenvolvimento, e não apresenta conclusões. É simplesmente o lugar onde a pesquisa é problematizada.

2.5 Metodologia ou Materiais e Métodos ou Métodos

É a parte na qual o autor descreve o objeto de seu trabalho (pacientes, animais, produtos químicos, plantas etc.) e a metodologia utilizada e as condições em que os procedimentos foram realizados. Em se tratando de revisão de literatura deve descrever os elementos

6

utilizados para a determinada pesquisa. Quanto ao estudo de Caso é neste capítulo que entra a descrição do caso, com as características clínicas, diagnóstico, tratamento etc.

Deve conter informações suficientes para que outros investigadores possam avaliar as observações e repetir o método empregado, informando ainda o período e local de realização da pesquisa.

Processos e técnicas já descritos na literatura devem ser referidos apenas por citações. Evitar utilizar informações conceituais sobre pesquisa científica ou sobre caracterização de estudos de revisão.

Somente técnicas e/ou equipamentos novos devem ser descritos minuciosamente.

O material utilizado na investigação deve ser descrito com detalhes.

O número do Protocolo do Comitê de Ética (quando se tratar de pesquisas com seres humanos ou animais) deve ser incluído na metodologia e a documentação deve ser guardada por cinco anos.

2.6 Revisão de literatura (para os trabalhos de revisão)

Consiste na apresentação de citações da literatura, consideradas relevantes para o trabalho, e que forneçam subsídios para a discussão. Pode ser subdividido em seções secundárias ou terciárias Tem como objetivo sintetizar de forma clara, as várias ideias abordadas em trabalhos e pesquisas anteriores, que servirão de base à investigação que está sendo realizada, situando assim a evolução do assunto.

2.7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com