TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos

Tese: Tecidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Tese  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O termo mecanoterapia engloba um conjunto de técnicas de tratamento que necessitam da utilização de aparelhagem, sendo mecânicos com fins terapêuticos.

A utilização dos aparelhos como recurso terapêutico nas condutas fisioterapêuticas deve proporcionar aspectos de convenção de energia potencial (química, metabólica) em energia cinética (mecânica).

O objetivo de qualquer programa de exercício mecanoterápicos é a aquisição de movimento e função livres de sintomas.

A função do fisioterapeuta é ajudar as pessoas que estão com alguma limitação física a retomar suas atividades normais. Isso inclui reeducação do movimento, correção postural, a recuperação de contusões, traumas e ate mesmo o alivio de dores provocadas pela tensão do dia-a-dia.

A fisioterapia ativa é usada com mais frequência porque é mais eficaz na recuperação das forças musculares e das capacidades funcionais de um doente.

Avaliação do Paciente e Metas de Tratamento

Após uma avaliação abrangente do paciente e da identificação de comprometimentos, limitações funcionais, incapacidades e possíveis deficiências, as metas do tratamento e os resultados funcionais são desenvolvidos e o plano de tratamento é estabelecido. No processo clinico de decisão o fisioterapeuta precisa determinar o tipo de exercício mecanoterápicos que pode ser usado para atingir os resultados funcionais previstos. As metas do exercício terapêutico incluem a prevenção de disfunção, assim com o desenvolvimento a melhora, restauração ou manutenção de:

* Força

* Resistência à fadiga e preparo Cardiovascular

* Mobilidade e Flexibilidade

* Estabilidade

* Relaxamento

* Coordenação, Equilíbrio e Habilidades Funcionais.

No exercício terapêutico as sobrecargas e forças são colocadas de maneira controlada, progressiva e apropriada, com finalidade de melhorar a função geral do individuo nas demandas da vida diária. Podemos ressaltar também que a educação do paciente e o desenvolvimento ativo em um plano de assistência sistemático ocorrerão somente se o paciente compreender as metas de um plano de exercícios e incorporar os conselhos e instruções do terapeuta em todos os aspectos da rotina de vida.

Aparelhos Usados em Mecanoterapia

Podemos classificar, as funções dos aparelhos na mecanoterapia mediante ao grau de patologia do paciente para promover o seu estado natural:

* Treino da Marcha

* Aparelhos que não promovem resistência

* Aparelhos que oferecem resistência a membros inferiores

* Aparelhos que oferecem resistência a membros superiores

* Aparelhos que promovem trações

* Acessórios

Conclusão

A mecanoterapia, através de aparelhos mecânicos, auxilia à cinesioterapia, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com