TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos

Monografias: Tecidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo A1 – BIOLOGIA

Páginas 70/78 – 1.Tecidos Epiteliais

O que são tecidos? Os tecidos são conjuntos de células que atuam de modo integrado no desempenho de determinadas funções.

Tecidos Epiteliais: Os tecidos epiteliais são formados por células dispostas lado a lado (justapostas), com pouca substâncias entre elas.

Epitélios: Os epitélios têm para os seres multicelulares a mesma função que a membrana celular exerce em uma célula: delimitam estruturas, fornecem proteção e propiciam trocas controladas entre o exterior e o interior do corpo ou das cavidades.

Tipos de epitélios: epitélios de revestimento e de secreção (ou glandulares).

Os tecidos epiteliais não possuem vasos sanguíneos. Suas células recebem oxigênio e nutrientes que se difundem a partir dos capilares localizados no tecido conjuntivo, sempre associado aos epitélios.

Epiderme: a epiderme é um epitélio pavimentoso estratificado de origem ectodérmica, que reveste todo o corpo humano. Ela faz parte da pele, que é o maior órgão do corpo humano. Atua como uma estrutura que protege o corpo do atrito, da dessecação e da entrada de microrganismos.

As células da epiderme são repostas continuamente por mitose, que é um processo frequente na camada celular em contato direto com a lâmina basal: o estrato basal. As novas células originadas da reposição são empurradas para a superfície e passam a sintetizar a queratina. Essas células perdem o núcleo, acabam morrendo e formam o estrato córneo, que constitui a camada mais externa da epiderme que descama aos poucos. Queratina.

Derme: é formada por tecido conjuntivo denso, de origem mesodérmica. A derme é cerca de quinze a quarenta vezes mais espessa que a epiderme e tem como função principal nutrir as células da epiderme, pois é rica em vasos sanguíneos que não estão presentes na epiderme. Na derme estão localizadas estruturas derivadas da epiderme, como as glândulas sebáceas e sudoríparas e os folículos dos pêlos. Também ocorre na derme terminações nervosas que nos permitem perceber pressão, dor, calor e frio. Colágeno e elastina

O estrato córneo atua como impermeabilizante e protege as células vivas das camadas mais internas da epiderme, sendo mais espesso nas regiões do corpo onde o atrito é maior, como a sola do pé.

Hipoderme: atua como reserva de lipídios (energia) e como isolante térmico. Gordura. Pêlo vai até a hipoderme, e é revestido pela epiderme. (pág. 77)

Melanócitos: são células grandes que produzem melanina (pigmento marrom-escuro que tem função protetora contra a ação dos raios ultra-violeta). Esse pigmento atua como um dos fatores responsáveis pela cor da pele: quanto maior a quantidade de melanina, mais escura será a pele, ocorrendo o mesmo com os pêlos. Os melanócitos emitem prolongamentos em direção à superfície da epiderme. Esses prolongamentos insinuam-se entre as células epiteliais e introduzem grânulos de melanina no citoplasma dessas células.

A cor da pele também depende de outro pigmento chamado caroteno, que é alaranjado e fica acumulado no tecido adiposo subcutâneo. Além da melanina e do caroteno, a cor da pele depende ainda da disposição dos vasos sanguíneos na derme. Quanto mais superficiais e dilatados forem os vasos, mais escura será a pele.

Nutrição das células epiteliais: processo que envolve a tomada de alimento, sua digestão e a disponibilização de seus nutrientes para as células corporais. As células recebem nutrientes, e oxigênios

Tecidos Conjuntivos

Os diferentes tipos de tecidos conjuntivos podem desempenhar funções de preenchimento de espaços entre órgãos, sustentação, defesa e nutrição.

OBS: na época das Grandes Navegações, durante as viagens, os marinheiros não ingeriam frutas nem verduras frescas, principais fontes de vitamina C (ácido ascórbico), cuja falta provoca o escorbuto. Uma das funções da vitamina C é participar do processo de síntese do colágeno, proteína que está sempre sendo degradada e sintetizada novamente no corpo. As hemorragias são causadas pela diminuição da síntese do colágeno que participa da cimentação das células epiteliais que revestem os vasos sanguíneos. Com isso os vasos se tornam frágeis e rompem-se, extravasando o sangue.

2.Tecidos Musculares

Os tecidos musculares são formados por células alongadas que recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em proteínas filamentosas responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.

Tecido muscular estriado esquelético: tecido que forma os músculos esqueléticos do corpo humano. Os músculos esqueléticos prendem-se aos ossos do sistema esquelético e juntamente com ele compõem o aparelho locomotor, responsável pelos movimentos voluntários.

Tecido muscular cardíaco: esse tipo de tecido só ocorre no coração formando o músculo cardíaco ou miocárdio, adaptado a contrações involuntárias, rápidas, fortes e contínuas. Possui discos intercalares, que contribuem para a fácil propagação do impulso elétrico produzido pelo tecido cardíaco. Formado por fibras estriadas.

Tecido muscular liso: formado por células musculares lisas, monoucleadas e adaptadas a contrações lentas e involuntárias.

Contração muscular: cálcio retira o bloqueador de interação entre a miosina e actina.

• Sarcômero: unidade funcional do músculo que responde pela contração músculo.

• sarcômero + ATP + Ca + Mg = contração

O nervo motor estimula o cálcio para o retículo sarcoplasmático que na contração muscular faz com que a proteína bloqueadora que está na actina (que impede que a cabeça da miosina se mova) fique para cima e a cabeça da miosina com o ATP se mova.

3.Nutrição

Energéticos: glicídios e lipídios

Plásticos: proteínas

• Glicídios: doces, pães, cereais, arroz, batatas, massas

• Lipídios: manteiga, carnes gordas, sementes de soja

• Proteínas: carnes, ovos (derivado animal)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com