TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telômeros, Telomerase E câncer

Trabalho Escolar: Telômeros, Telomerase E câncer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

Telômeros, Telomerase e Câncer

Desde 1971, que os Senhores Olovnikov e Watson demonstraram que os cromossomos jamais duplicariam em completo nos terminais. Morfologicamente não é possível distinguir o telômeros do restante do corpo do braço do cromossomo, ainda sim os estudos citogênicos, permitiram conhecer que se trata de uma região importantíssima para o funcionamento do cromossomo. Análise realizada sobre o segmento do DNA, existente nos Telômeros, surgem que as diferenças observadas tanto na organização quanto na composição devem estar relacionadas as suas funções que são: incluir a manutenção da integridade cromossômica, garantir a replicação e estabelecer a estrutura tridimensional. Diante do exposto surge a enzima específica, a Telomerase que buscava solucionar problemas dos terminais. Observa-se nas células somáticas, que é natural que o Telômero diminua de tamanho durante seu ciclo de vida, numa taxa de cerca de 30 a 120 pares de base por replicação, sendo sinal de senescência. Na biologia, o ácido ribonucleico, é o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é um polímero de nucleotídeos, geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado. As moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA. As células neoplásicas tem a sua imortalidade, geneticamente determinada, escapa do ciclo celular normal e aumenta o tempo de vida e de permanência em replicação celular. A instabilidade genética é uma característica das neoplasias com formação de recombinações, fusões levando a amplificações gênicas etc.

Em face de leitura feita, foi observada em idosos a redução em grande escala dos carcinomas, em contra partida nos jovens é ressaltado que apresenta alteração muito maior de linfomas e sarcomas. Cabe ressaltar a importância dos estudos científicos em busca de soluções para a citada problemática correlacionada, principalmente em busca da tão sonhada cura para o câncer, onde hoje mata milhões de pessoas no mundo inteiro. Com isso as pessoas que são diagnosticadas, são pegas de surpresa e pensam que já estão fadadas a morte imediata. É importante que se faça grandes investimentos nas áreas de pesquisas, que os pesquisadores tenham condições de pesquisar, que tenhamos vários estudos mais aprofundados, para tanto se faz necessário investir nas Universidades.

Determinação laboratorial da telomerase em aplicações diagnósticas

A determinação laboratorial dos níveis de telomerase é feita através de uma PCR (reação em cadeia da polimerase). Isso permite o estudo do grau de expressão que é diretamente relacionado à quantidade MRNA.Outro método é o TRAP (Telemerase Repeat Amplification Protocol), onde o extrato tecidual suspeito é exposto a um pequeno primer de DNA.

Ultimamente , se prefere os ensaios que mantêm a estrutura tecidual para o estudo da telomerase in sito, incluindo neste método hibridação in sito e a imunohistoquimia. A detecção dos níveis de telomerase pode ser útil em algumas neoplasias, para o diagnóstico de malignidade e prognóstico.

Atualmente, muitas pesquisas voltam seus esforços na tentativa de desenvolver drogas capazes de atingir a neoplasia sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com