TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologia Saude Mental

Exames: Terminologia Saude Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  3.569 Visualizações

Página 1 de 4

AGNOSIA: Perda da capacidade de reconhecer objetos e pessoas.

agonista - Uma substância que age no receptor neuronal e produz efeitos semelhantes aos de uma substância de referência; por exemplo, a metadona é um agonista semelhante à morfina nos receptores de opióides.

agorafobia (F40.0) - Um grupo de fobias bem definido que inclui, entre outras: medo de sair de casa, de entrar em lojas, de multidões e lugares públicos, de viajar sozinho em trens, ônibus e aviões. Ataques de pânico são manifestações freqüentes.

AFASIA: Perda da fala secundária a lesão cortical motora ou sensorial.

adição - Forte dependência emocional e fisiológica de uma substância química que progrediu além do controle voluntário.

acrofobia - Um medo mórbido de alturas.

ACINESIA:Impossibilidade para realizar movimentos

acatisia - Acatisia é uma condição psicomotora onde o paciente sente uma grande dificuldade em permanecer parado, sentado ou imóvel.

abulia e hipobulia - entende-se, respectivamente, a diminuição e a total incapacidade do potencial volitivo (querer).

abstinência - Abstenção do uso de droga ou (particularmente) de bebidas alcoólicas, por questão de princípio ou por outras razões.

AGRAFIA: Incapacidade de escrever provocada pela lesão dos centros nervosos que controlam gestos gráficos. Geralmente aparece junto com a Afasia.

ALEXIA: Cegueira verbal, impossibilidade de compreender o sentido das palavras escritas.

alienação - Condição caracterizada pela perda de relacionamentos significativos com outros, com sua sociedade ou sua cultura.

alogia - Um empobrecimento do pensamento, inferido pela observação da fala e do comportamento relativo à linguagem.(pobreza da fala).

alucinógeno - Substância psicoativa, natural ou sintética, capaz de ocasionar estados alterados de consciência caracterizados por: percepção intensificada, imagens vívidas que podem evoluir para ilusões e alucinações, alterações do humor e vivências de despersonalização/desrealização.

ambivalência - Coexistência de duas pulsões, desejos, sentimentos ou emoções opostos para com a mesma pessoa, objeto ou objetivo; pode ser consciente ou parcialmente consciente.

amiotrofia - Perda de músculo esquelético de base neurogênica, diferente da perda decorrente de uma doença muscular primária.

anedonia - Ausência da capacidade de experimentar prazer, associada freqüentemente com estados esquizofrênicos e depressivos. O conceito foi introduzido por Ribot (1839-1916).

anosmia - Perda do sentido do olfato, atribuível tanto à obstrução física como ao dano do mecanismo nervoso associado a este sentido.

barbitúricos - Grupo de depressores do sistema nervoso central quimicamente derivados do ácido barbitúrico, p.ex., amobarbital, pentobarbital e secobarbital. Eles são usados como antiepilépticos, anestésicos, sedativos, hipnóticos e — menos comumente — como ansiolíticos ou drogas antiansiedade (Ver sedativo/hipnótico). O uso agudo e crônico induz efeitos similares aos do álcool.

benzodiazepínicos - Grupo de drogas estruturalmente relacionadas, usadas primordialmente como sedativos/hipnóticos, relaxantes musculares e antiepilépticos, e outrora denominados de "tranqüilizantes menores".

cacofagia (coprofagia) - Trata-se, a Cacofagia, de uma alteração do paladar e do apetite que acaba por induzir a pessoa a comer coisas repugnantes, como por exemplo, fezes (Coprofagia).

cacosmia - é uma alteração do olfato, na qual o paciente relata como sendo agradáveis odores muito desagradáveis ou, ao contrário, percebe como muito desagradáveis odores neutros ou agradáveis.

catalepsia - Flexibilidade cérea - manutenção rígida de uma posição corporal por um extenso período de tempo.

cataplexia - Episódios de súbita perda bilateral do tônus muscular, resultando em colapso do indivíduo, freqüentemente em associação com intensas emoções tais como riso, raiva, medo ou surpresa.

catatonia - Conjunto de alterações qualitativas da psicomotricidade e da volição ou subtipos da demência precoce (esquizofrenia).

catexe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com