TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Da Chama

Pesquisas Acadêmicas: Teste Da Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

TESTE DA CHAMA

• Introdução

Tem como objetivo observar a cor da chama obtida no aquecimento de alguns tipos de sais sólidos (soluções ácidas) , quando ocorrem as mudanças no nível energético do átomo.

O teste é feito a partir da exposição dos sais sólidos em uma chama gerada pelo bico de Bunsen , seguido disto , você observará a chama ganhando determinado cor . Os sais sólidos recebem energia em forma de calor (chama) , para explicar o principio onde parte dos elétrons da camada de valência absorvem energia , passando para um nível de energia mais elevado, produzindo assim o chamado ‘estado excitado’ , ao voltar para seu estado fundamental , emitem luz de cor e intensidade que podem ser verificados observando a chama.

• Procedimento

Acende-se o fogo do bico de Bunsen e o regula até se obter uma chama azulada , quase transparente.

Limpa-se o fio que será usado no experimento , mergulhando no HCl e aquecendo-o na chama do bico de Bunsen , repete-se o processo até que o fio não mude a coloração da chama , isto significa que ele estará descontaminado.

Mergulha-se o fio na solução da amostra e depois o leva até a chama , observa-se a coloração da chama e anota o resultado obtido (cor obtida).

Depois de cada ensaio , o fio deve ser limpado pelo mesmo procedimento feito anteriormente.

• Conclusão

Cada sal emite uma cor diferente ao contanto com a chama , isto , porque , em seu contato com a chama , seus elétrons estão ganhando energia , como o estado excitado é um estado instável , os elétrons que “saltam” de nível retornam a orbita de seu estado estacionário ,neste momento o elétron “perde” uma quantidade de energia correspondente a diferença de energia existente entra as orbitas envolvidas no movimento do elétron , e esta energia é perdida na forma de luz , como cada sal tem diferentes elementos , com átomos que tem diferentes níveis de energia , a luz emitida para cada sal terá um comprimento de onda bem particular , dando assim cores diferentes a cada chama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com