TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Trabalho Universitário: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O teste de chama baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento. (BACCAN, 1988)

A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. Tal procedimento é denominado de teste da chama.(BACCAN, 1988)

MATERIAIS E REAGENTES

- Bastão de vidro;

- Algodão

- Tubos de ensaio;

- Bico de Bunsen;

Soluções de:

- Cloreto de Sódio (NaCl)

- Cloreto de Potássio (KCl)

- Cloreto de Cálcio (CaCl)

- Cloreto de Lítio (LiCl)

- Cloreto de Bário (BaCl 2)

- Sulfato de Cobre II (CuSO4)

- Ácido clorídrico (HCl)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocou-se em um béquer pequeno um pouco de ácido clorídrico e tampou-se com um vidro de relógio.(tomou-se cuidado pois esse ácido é volátil e tóxico)

Usou-se o bastão de vidro disponível na bancada e um chumaço de algodão, faz-se um “cotonete” de aproximadamente 0,5 cm diâmetro.

Umedeceu-se o cotonete na solução do sal do metal a analisar e levou-se á chama oxidante do bico de Bunsen.

Verificou-se a cor que a chama adquiriu e anotou-se.

Se houve dúvida quanto a cor, repitia-se o teste quantas vezes acha-se necessário.

Retirou-se o algodão da vareta.

Repetiu-se a operção para cada amostra até observar bem a cor da chama característica do íon em estudo (cátion do sal).

Limpou-se o bastão de vidro a cada teste. Para fazer a limpeza mergulhou-se o bastão na solução do ácido clorídrico e aqueceu-se na zona redutora, até que a presença do cátion não causa-se mais nenhuma coloração à chama e limpou-se.

Refez-se o “cotonete” e repitiu-se o teste para cada uma das soluções de sais colocadas na bancada.Lembrando-se sempre que, a cada teste, a vareta deve ser limpa e o “cotonete” refeito com um novo chumaço de algodão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após ter-se seguido todas as instruções descritas anteriormente na parte intitulada procedimento experimental verificou-se que, no tubo do cloreto de sódio verificou-se que a cor da chama foi amarela intenso, confirmando assim a literatura;no tubo do cloreto de potássio verificou-se que a cor da chama foi lilás (violeta), confirmando assim a literatura;no tubo do cloreto de cálcio verificou-se que a cor da chama foi de laranja avermelhado, confirmando assim a literatura;no tubo do cloreto de lítio verificou-se que a cor de chama foi magenta, confirmando assim a literatura;no tubo do cloreto de bário verificou-se que a cor da chama foi verde claro confirmando assim a literatura,houve duvida quanto a cor,mas o consenso foi de um verde amarelado;no tubo desconhecido (1) verificou-se que a cor da chama foi laranja avermelhado, confirmando assim a literatura.;no tubo desconhecido (2) do verificou-se que a cor da chama foi lilás, confirmando assim a literatura.

Tabela 1.0: Colorações das chamas de acordo com cada metal presente

_____________________________________________________________________ Sal analisado Metal presente Cor da chama_____________________________________________________________________

Cloreto de Sódio Sódio (Na) Amarelo intenso

Cloreto de Potássio(KCl) Potássio (K) Lilás(violeta)

Cloreto Cálcio (CaCl) Cálcio (Ca) Laranja-avermelhado

Cloreto de Lítio (LiCl) Lítio (Li) Magenta

Cloreto de Bário (BaCl 2) Bário (Ba) Verde Amarelado

Amostra desconhecida(1) Cálcio (Ca) Laranja-avermelhado

Amostra desconhecida(2) Potássio(K) Lilás(violeta)_____

FONTE: LABORATÓRIO DE QUIMICA, ALUNOS DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA 2008.2.

Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

O sódio, que é um componente ou contaminante comum em muitos compostos, produz uma cor amarela intensa no teste de chama que tende a dominar sobre as outras cores.

O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com