TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tireoide

Projeto de pesquisa: Tireoide. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.800 Palavras (16 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

A tireóide é de origem endodérmica, e se desenvolve precocemente na porção cefálica do tubo digestivo, como um divertículo na faringe primitiva. É a primeira glândula endócrina a se desenvolver no embrião, por volta da terceira semana de vida intra-uterina A glândula tireóide tem seu nome derivado do grego thyreos, que significa escudo. Entretanto, numa visão anterior, lembra o formato de uma borboleta. Esta glândula localiza-se abaixo da laringe, anteriormente à junção das cartilagens tireóide e cricóide. A tireóide é constituída, geralmente, por dois lobos, direito e esquerdo, unidos por um istmo. No entanto, algumas pessoas apresentam um terceiro lobo, denominado de lobo piramidal, o qual representa um remanescente embrionário da porção inferior do ducto tireoglosso, um canal ligado ao primórdio tireoidiano. A tireóide é composta por cerca de 3 milhões de folículos tireoidianos, os quais representam as unidades funcionais da glândula. Os folículos possuem formato esférico. Esses folículos são formados por uma camada de epitélio simples cúbico, os tireócitos, que delimitam um espaço interno chamado lúmen folicular. O lúmen folicular é preenchido pelo colóide, cujo principal constituinte é a glicoproteína iodada tireoglobulina, a qual contém cerca de 115 resíduos de tirosina. O espaço interfolicular é ocupado por capilares e tecido conjuntivo. O ápice das células foliculares está voltado para o lúmen, e a base, adjacente ao tecido conjuntivo. Outro tipo de célula encontrada na tireóide é a célula parafolicular, também denominada de célula C. As células C encontram-se fazendo parte do epitélio folicular, ou formando grupamentos isolados entre os folículos tireoidianos. A principal função das células C é a produção do hormônio calcitonina. Este hormônio tem como efeito principal diminuir o nível de cálcio do plasma através da estimulação da absorção pelos ossos.

2. EMBRIOGENESE.

A glândula desce para a porção anterior do pescoço, onde se divide em duas metades, localizada uma a cada lado da traqueia. A descida anormal pode fazer com que a tireoide fique localizada em qualquer ponto, desde a base da língua até o mediastino anterior. Com 11 a 12 semanas de idade gestacional, a glândula torna-se capaz de sintetizar e de secretar os hormônios tireoidianos sobre o estímulo do hormônio tireóideo-estimulante (TSH) fetal. Tanto o TSH fetal quanto o hormônio tireóideo são necessários para o desenvolvimento intrauterino normal subsequente do sistema nervoso central do esqueleto (mais não para o crescimento do corpo), pois apenas pequenas quantidades desse hormônio tireóideo necessário alcança o feto a partir da circulação materna.

Os dois lobos da tireoide adulta pesam, juntas, cerca de 20 gr. Recebem um rico suprimento sanguíneo das artérias tireocervicais e inervação do sistema nervoso autonômico. Uma camada única de células epiteliais cuboides, responsáveis pela produção do hormônio, forma um funículo circular com 200 a 300 μm de diâmetro. No lúmen do folículo, o hormônio recém-sintetizado é armazenado sob a forma de material coloidal. A base de cada célula epitelial é coberta por uma membrana basal, e junções fechadas conectam as células adjacentes em sua porção tanto basal tanto apical (luminal). Quando a glândula recebe estímulo intenso, as células endócrinas aumentam de volume e adquirem formato mais colunar, com seus núcleos dirigindo-se para a base da célula. O lúmen dos folículos aparece, então, ondulado, por causa da reabsorção cenocítica do coloide que contém hormônio. Evidencia atual sugere que as células epiteliais sejam policlonais e que sua capacidade de executar várias etapas da síntese hormonal, em resposta a estimulação, difere de uma célula pra outra.

A tireoide contém outro tipo de células além das células epiteliais. Dispersas pela glândula, em intima associação com as células epiteliais, existem células parafoniculares, determinadas células C. estas são a fonte do hormônio polipepitidico calcitonina.

A glândula tireoide está situada na frente dos anéis da traqueia, a proeminência da laringe no meio da região anterior do pescoço e a base do pescoço, onde se localiza a fúrcula esternal. Com a forma de um H ou de um escudo (thyreos, em grego, quer dizer escudo), consiste num istmo central com um lobo do lado esquerdo e outro do lado direito. Fixa à laringe por tecido conjuntivo, a glândula se movimenta com a deglutição.

A tireoide guarda uma relação complexa com outras estruturas anatômicas – veias, artérias, músculos e nervos – e produz os hormônios tireoideanos, responsáveis por diversos controles do organismo, como as batidas cardíacas, os movimentos intestinais, o poder de concentração do cérebro, o tônus da musculatura, a respiração celular.

3. ESTRUTURA INTERNA.

Qualquer glândula é rodeada por uma camada de tecido conjuntivo, da qual saem finos septos que atravessam o interior da tiroide e a dividem em inúmeros pequenos lóbulos. Por sua vez, cada um destes pequenos lóbulos contém dezenas de pequenas vesículas esféricas denominadas folículos. São verdadeiras unidades funcionais da glândula, cuja função é fabricar os principais hormônios tireóideas - a tiroxina e a triodotironina.

Cada folículo é formado por uma fina parede constituída por uma única camada celular, estando o seu interior ocupado por uma substância de consistência viscosa denominada colóide. As células da parede do folículo têm uma forma cúbica, embora as suas dimensões variem segundo o estado funcional da glândula - por vezes, são pavimentosas, em outras ocasiões são cilíndricas. Estas células estão intimamente unidas de cada lado com as adjacentes, enquanto que a sua face superior constitui a superfície externa do folículo e a inferior, composta por microvilosidades, está em contato direto com o colóide presente no seu interior.

Por outro lado, entre os folículos existem outras células, isoladas ou em pequenos grupos, denominadas células parafoliculares ou células C. Estas células encarregam-se de fabricar outro hormônio tireóidea - a calcitonina cuja função é definida juntamente com os hormônios paratireoides.

A glândula tireoide se desenvolve do endoderma associado à parte faríngea do tubo digestivo e sua principal função é a regulação do metabolismo corporal, ela ainda pode interferir no desenvolvimento e crescimento normais. Quando existe alguma anormalidade no aumento de tamanho dessa glândula, surge o bócio.

Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com