TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disfunções da Tireoide

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 12

Hipotireoidismo

Os efeitos do hipotireoidismo geralmente são contrários aos do hipertireoidismo, porem existem alguns mecanismos fisiológicos que são específicos dessa patologia. Assim como o hipertireoidismo, o hipotireoidismo é iniciado provavelmente por uma auto-imunidade contra a tireóide, mas se trata de uma imunidade que destrói que ao invés de estimular a glândula, ela a destrói. A tireóide da maioria destes pacientes apresenta uma inflamação da tireoide (tireoidite) que causa uma deterioração progressiva da glândula e por fim, a fibrose da mesma, o que resulta na diminuição ou ausência da secreção do hormônio tireoidiano. Podem ocorrer também muitos outros tipos de hipotireoidismo que são frequentemente associados ao aumento da glândula, que são chamados de bócio.

Bócio Colóide Endêmico Causado por Deficiência Dietética de Iodeto

Bócio significa grande aumento da tireoide. Cerca de 50 miligramas de iodo por ano são necessários para a formação de uma quantidade adequada de hormônios tireoidianos. Em algumas regiões do mundo, como por exemplo, os Alpes Suíços, e as regiões dos Grandes Lagos dos Estados Unidos, existem uma quantidade insuficiente de iodo no solo, e por isso, os alimentos possuem sequer esta minúscula quantidade.  Assim, nos tempos anteriores, o sal de cozinha iodado, muitas pessoas que viviam nessas áreas acabavam desenvolvendo o aumento extremo da tireóide chamado de bócios endêmico.

Mecanismos desenvolvimento de bócios endêmicos

A falta de iodo impede a produção de tanto de tiroxina quanto de triiodotironina. Como resultado, não há hormônios disponíveis para inibir a produção do TSH, pela hipófise anterior, que por sua vez passa a secretar uma quantidade excessiva desse hormônio. O TSH estimula as células tireoidianas a secretar uma grande quantidade de colóide de tireoglobulina e por isso não causa a supressão normal da produção de TSH pela hipófise anterior. Os folículos adquirem um tamanho muito grande, e a tireóide pode aumentar até 10 a 20 vezes.

 Bócio Coloide atóxico Idiopático

O aumento da tireoide semelhante ao bócio coloide endêmico também pode ocorrer em pessoas que não apresentam deficiência de iodo. Essas glândulas aumentadas podem secretar uma quantidade normal de hormônios tireoideanos, porem sua secreção é reduzida, como bócio colóide endêmico. A causa exata dos pacientes com bócio colóide idiopático não é conhecida, porem a maioria destes pacientes apresentam sinais de tireoidite leve, por esta razão, foi sugerido que a tireoidite provoca um ligeiro hipotireoidismo, que leva então ao aumento da secreção de TSH e também ao crescimento progressivo das porções não inflamadas da glândula, o que também poderia explicar o porquê dessas glândulas serem geralmente nodulares com crescimento de algumas porções da glândula enquanto outras são destruídas pela tireoidite.

Em algumas pessoas com bócio colóide, a tireoide apresenta uma anormalidade no sistema enzimático necessário para a formação dos hormônios tireoidianos. Vejamos algumas dessas anormalidades encontradas:

Deficiência do mecanismo de captação de iodeto, na qual o iodeto não é bombeado adequadamente para as células tireoidianas

Deficiência do sistema de peroxidase, na qual os iodetos não são oxidados para o estado de iodo.

Deficiência da conjugação de tirosinas iodadas na molécula da tireoglobulina. De modo que os hormônios tireoideanos não podem ser formados.

Deficiência da enzima deioidinase, que impede a recuperação do iodo a partir das tirosinas iodadas, que não são conjugadas para formar hormônios tireoideanos. Por fim, alguns alimentos contem substancias bociogênicas com atividade antitireoideana semelhante ao propiltiouracil, levando o aumento da tireóide estimulado pelo TSH, onde tais substancias bociogenicas são encontradas especialmente em variedades nabo ou repolho.

Características fisiológicas do hipotireoidismo

O hipotireoidismo causado por tireoidite, bócio endêmico, coloide e idiopático, ou destruição da tireoide por radiação ou remoção cirúrgica da glândula, provoca os mesmos efeitos fisiológicos, e estes incluem: fadiga, sonolência extrema, causando 12 a 14 horas de sono por dia, extrema lentidão muscular, redução da frequência cardíaca, do debito cardíaco e do  volume sanguíneo, havendo aumento do peso, constipação lentidão mental, insuficiência de funções tróficas do organismo, que são evidenciadas pela redução do crescimento do cabelo, bem como a descamação da pele, rouquidão, e em casos mais graves aparência edematosa em todo o corpo que é chamada de mixedema. Esta, desenvolve se no paciente com ausência quase total da função dos hormônios demonstrando flacidez nos olhos  e inchaço da face. Não há explicação disso, mas a quantidade aumentada do de acido hialurônico e sulfato de condroitina ligados à proteína, formam um excesso de gel nos espaços intersticiais, aumentando a quantidade de líquidos, e por ele ser um gel, é imóvel e o edema não forma o sinal de godet.

O hipotireoidismo e a ateroslerose

A falta de hormônios tireoideanos aumenta a concentração sanguínea  de colesterol devido a alteração do metabolismo de lipídeos e colesterol e a redução da excreção hepática n bile. Esta elevação do colesterol pode estar associada ao aumento da aterosclerose. Por este motivo, muitos pacientes com hipotireoidismo, em particular aqueles com mixedema, desenvolvem aterosclerose que por sua vez, resulta em doença vascular periférica, surdez, doença arterial coronariana, e com consequente redução de expectativa de vida.

Cretinismo

O cretinismo é causado por hipotireoidismo extremo, em fetos, bebes ou crianças. Esta condição é caracterizada pela ausência do crescimento corporal e por retardo mental. O cretinismo resulta da ausência congênita da tireoide e sua incapacidade de produzir hormônio tireoideano devido a um defeito genético ou ausência de iodo na dieta, que é o cretinismo endêmico. A gravidade do cretinismo endêmico varia conforme o grau de iodo na dieta.

Um neonato com ausência da tireoide pode ter aparência e função normais por ter recebido alguma quantidade de hormônio tireoideano materno ainda que insuficiente durante a vida uterina, porem, algumas semanas após o nascimento os movimentos do neonato tornam se lentos e e sei desenvolvimento físico e mental são bastante retardados. O tratamento do neonato com cretinismo em qualquer  momento , é por meio de quantidades adequadas de iodo ou tiroxina, geralmente normalizam o crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com