TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atividade Participativa Referente a Situação Problema

Por:   •  2/5/2021  •  Abstract  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Participativa Referente a Situação Problema IV

Aluna: Emilly Lisa Sousa Santiago

Pacientes submetidos à cirurgia de colostomia vivenciam diversos sentimentos como ansiedade e apreensão em aprender a usar o dispositivo, o que afeta a autoestima e a imagem corporal. Eles geralmente veem a colostomia como algo invasivo e deformante. Bem-posicionado, pode ser coberto com roupas e não interfere nas atividades do paciente. No entanto, eles se sentem diferentes ao experimentar uma nova realidade na vida.

A colostomia pode causar alterações na autoestima e autoimagem no que diz respeito à saúde física, estado mental, níveis de independência, relações sociais e pessoais e crenças. Existem diversas pessoas que relatam não se sentirem bem em usar certos tipos de roupas por conta da bolsa de colostomia. O estigma do corpo perfeito se encaixa quando abordamos o fato dos pacientes se sentirem diferentes e serem tratados de maneira diferente pela sociedade.

Viver com uma colostomia produz sentimentos perturbadores, pois as pessoas começam a acreditar que estão falhando em suas atividades rotineiras ou, talvez por medo do preconceito, tendem a se isolar. A dimensão da sexualidade pode ser influenciada pela violação da expressão comportamental de desejos, valores e atitudes. A colostomia, visível não só pelo próprio paciente, mas também pelo parceiro, pode causar transtornos que se traduzem em dificuldades para manter ou estabelecer um relacionamento amoroso.

Várias são as alternativas para minimizar e até mesmo abordar as complicações da colostomia, que indicam a necessidade de se trabalhar com uma visão multidimensional do cuidado, incluindo o bem-estar físico, psicossocial, cultural e educacional. O sucesso dessa reabilitação será resultado de um esforço colaborativo e coerente, com a participação de diversos profissionais de saúde relacionados ao tratamento, além da participação básica da família, para poder atender às necessidades dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com