TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Anatomia Funcional 1

Artigos Científicos: Trabalho De Anatomia Funcional 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 13

AULA TEMA : OSTEOLOGIA-ESQUELETO AXIAL

PASSO 2

a)Esqueleto axial: como é dividido regionalmente o crânio? Quais são as fossas cranianas e os seus respectivos ossos? Quais são os ossos que formam a calvária ?

O crânio é constituído por duas partes: o neurocrânio ou cavidade craniana e o viscerocrânio ou esqueleto facial.

Fossa anterior: Crista galli, Crista frontal, Forame cego, Lâmina crivosa,Espinha etmoidal do esfenóide.

Fossa Média: Quiasma óptico, Processo clínóide anterior, Sela túrcica: dorso da sela,Forame espinhal, Fissura orbital superior, Forame redondo, Forame oval,Forame lácero

Fossa Posterior: Forame magno,Canal do hipoglosso, Forame jugular,Meato acústico interno,Crista occipital interna, Sulcos do seio transverso, Forame mastóideo,Canal condilar).

O crânio é o esqueleto da cabeça, e é constituído pelo neurocrânio e pelo esqueleto da face. O neurocrânio (caixa do cérebro) fornece um invólucro para o cérebro e as meninges escefálicas (membranas que recobrem o cérebro), partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos. O termo “crânio” é algumas vezes restrito ao crânio sem a mandíbula. Este possui um tecto semelhante a uma abóbada – a calvária – e um assoalho ou base do crânio, que é composta pelo etmóide e partes do occipital e temporal. O esqueleto da face consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as órbitas (cavidades orbitais).

b)Quais são os ossos da caixa toráxica e da pelve? Como são classificadas as costelas?

A caixa toracica tem 12 ossos de cada lado sendo as 7 primeiras verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes.A caixa torácica contem ao todo 37 ossos: 24 costelas, o manúbrio, o corpo e o processo xifóide.

A pelve óssea (esqueleto da pelve) possui grande resistência e é formada pelos ossos:

• Osso do quadril - formado pela fusão do ílio, ísquio e púbis

• Sacro

• Cóccix

• vagina

Costelas são ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais. Há doze de cada lado. As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria ( costelas verdadeiras ). Da oitava à décima costela elas se unem através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno ( costelas falsas ). A 11ª. e a 12ª. costela não se articulam com o esterno ( costelas flutuantes ).

AULA – TEMA : MIOLOGIA

PASSO 1

a) Quais são os compartimentos do braço, antebraço. Indique seus respectivos músculos.

O braço possui quatro músculos que se encontram no mesmo compartimento fascial que, no tórax, cobre o deltóide e o peitoral maior:

O coracobraquial, que liga o úmero à apófise coracóide da omoplata, no ombro;

O braquial, que faz a ligação com o cúbito, no cotovelo;

O bíceps braquial é o grande músculo da parte anterior do braço e tem aquele nome por possuir duas “cabeças” (ou partes iniciais), uma ligando igualmente à apófise coracóide e a outra à cavidade glenóide da omoplata; e

O triceps braquial é o músculo da parte posterior do braço e tem aquele nome por possuir três “cabeças”; é responsável pelo movimento longitudinal do cotovelo.

Dos lados do biceps existem duas concavidades, na interna das quais se encontra a artéria braquial e o nervo médio do braço.

Músculos do antebraçoO antebraço é formado por 20 músculos, que podem ser organizados em 3 grupos principais, consoante a sua localização:

Grupo anterior - Inclui 8 músculos, agrupados em:

Camada superficial - Pronador redondo, Flexor ulnar do carpo, Palmar longo, Flexor radial do carpo e Flexor superficial dos dedos.

Camada profunda - Flexor profundo dos dedos, Flexor longo do polegar e Pronador quadrado.

Grupo lateral - Inclui 4 músculos: Braquioradial, Longo extensor radial do carpo, Curto extensor radial do carpo e Supinador.

Grupo posterior - Inclui 8 músculos, agrupados em:

Camada superficial - Extensor dos dedos, Extensor do dedo mínimo, Extensor ulnar do carpo e Ancóneo.

Camada profunda - Abdutor longo do polegar, Extensor curto do polegar, Extensor longo do polegar e Extensor do indicador.

Fonte(s):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bra%C3%A7o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antebra%C3%…

b) Quais são os músculos do manguito rotador, onde estão inseridos? O manguito rotador ou coifa dos rotadores, segundo a anatomia humana, é um grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro. É formado por quatro músculos: o supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular.Estes músculos, se comparados ao peitoral maior e ao deltóide, não têm a mesma dimensão, mas desempenham um papel fundamental nos movimentos do ombro e da cintura escapular. Estes músculos devem possuir não apenas força suficiente, mas também resistência muscular significativa para funcionar apropriadamente. estão inseridos aos tubérculos,

http://anatomedunesa.weebly.com/uploads/1/8/7/1/1871495/fraturas_do_mero_proximal_-_anatomia.pdf

c) Descreva o túnel do carpo. O túnel do carpo ou túnel carpal é um túnel na anatomia do punho humano, formado pelos ossos carpais. http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAnel_do_carpo

d) Quais são os compartimentos da coxa e perna. Indique seus respectivos músculos. O músculo pectíneo é um músculo do compartimento anterior da coxa.

Músculos da coxa Loca anterior da coxa: Sartório tensor da fáscia lata, quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial)Loca medial da coxa: Pectíneo, grácil, adutor longo, adutor curto, adutor magnoLoca posterior da coxa: Bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso

Músculos da perna Loca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com