TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Anatomia

Trabalho Universitário: Trabalho Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

O fêmur é o mais longo e pesado osso do corpo. O fêmur consiste em uma diáfise e duas epífises.

O esqueleto apendicular torácico é composto pela escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falange proximal, falange média, falange distal, sesamóide proximal e sesamóide distal.

ESCÁPULA: É um osso par, chato bem fino podendo ser translúcido em certos pontos. Forma a parte dorsal da cintura escapular. Tem a forma triangular apresentando duas faces, três bordas e três ângulos.

Possuem: acrômio, borda dorsal, borda cranial, borda caudal, cartilagem da escápula, espinha da escápula, tuberosidade da espinha da escápula, fossa supra-espinhosa, fossa infra-espinhosa, linhas musculares, forame nutrício, sulco vascular, colo, fossa subescapular, face serrátil cranial, face serrátil caudal, tubérculo supraglenóide, processo coracóide, cavidade glenóide.

Os equinos não possuem acrômio. Já os bovinos possuem acrômio.

ÚMERO: É o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo. Apresenta duas epífises e uma diáfise.

Possuem: cabeça do úmero, colo do úmero, tubérculo maior, tubérculo menor, sulco intertuberal ou bicipital, sulco musculoespiral, tuberosidade redonda, forame nutrício, tuberosidade deltoide, crista do úmero, fossa radial, epicôndilo medial, epicôndilo lateral, fossa do olecrano, tróclea, capítulo, crista do epicôndilo lateral.

Os equinos possuem dois sulcos intertuberais. Já os bovinos possuem somente um sulco intertuberal e não possui o tubérculo intermediário apenas o tubérculo lateral maior e o tubérculo medial menor.

RÁDIO E ULNA: É o osso medial do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e o rádio e distalmente apenas com o rádio. É um osso longo que apresenta duas epífises e uma diáfise.

Possuem: tuberosidade radial, tuberosidade medial, tuberosidade lateral tuberosidade do olecrano, espaço interósseo, processo ancôneo, incisura troclear, fóvea, tubérculo para inserção da brida radial, crista transversa, sulcos para a passagem dos músculos extensores.

Nos equinos a ulna só vai até o meio do rádio. Já nos bovinos a ulna se prolonga até o final do rádio e possuem dois espaços interósseos.

CARPO: São formados de duas fileiras, a Fileira Proximal e a Fileira Distal. A Fileira Proximal é formada pelos Ossos Carpo Intermédio, Carpo Radial, Carpo Ulnar e Carpo Acessório. A Fileira Distal é formada pelo Segundo Osso Cárpico, Terceiro Osso Cárpico e Quarto Osso Cárpico.

Possuem:

-FILEIRA PROXIMAL: carpo radial, carpo intermédio, carpo ulnar, acessório do carpo. – FILEIRA DISTAL: primeiro e segundo ossos carpianos, terceiro carpiano, quarto carpiano, extremidade distal do rádio, extremidade proximal do 3° metacarpiano, extremidade distal do 3° metacarpiano.

Nos equinos na parte distal é separado o carpo 2 , carpo 3 e carpo 4, todos individuais. Já nos bovinos na parte distal é junto, carpo 2 junto com o 3 e o 4 .

METACARPO: O Metacarpo é um conjunto de 3 Ossos (Segundo Osso Metacarpo, Terceiro Osso Metacarpo e Quarto Osso Metacarpo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com